SILÊNCIO E PALAVRA: CAMINHO DE EVANGELIZAÇÃO

04 Abr 2012

O Dia Mundial das Comunicações tem como objetivo refletir, analisar e rezar com o mundo da tecnologia às novas expressões da fé, com novos métodos na evangelização. É para comemorar o bem que a Igreja propõe para a sociedade através de uma nova mentalidade, através de motivações e reflexões para que o contato com Deus e o próximo estabeleça uma comunhão.

As três últimas mensagens do Papa Bento XVI, está em sintonia com uma reflexão progressiva do cristão no mundo digital. Em 2009, “Novas tecnologias, novas relações: promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. Na de 2010, “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: mídia a serviço da Palavra; e no ano passado: “Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital”.

O 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no dia 20 de Maio com o tema: “Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização”. Neste ano o Papa Bento XVI diz: “O Silêncio é o primeiro passo para acolher a palavra, precisamente porque favorece o discernimento e o aprofundamento”.

É uma necessidade que surge na espiritualidade do evangelizador de “anunciar o que vimos e ouvimos” (1Jo 1, 3). Porque, a “Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo” (Constituição Dogmática Dei Verbum, n. 9).

No entanto, o silêncio ajuda a refletir e entrar em contato e conhecermo-nos melhor a nós mesmos e compreendermos o outro para obter um dialogo autêntico e profundo com as pessoas. “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra” (William James).

É uma urgência para as famílias e para a Igreja questionar-se o lugar do silêncio no meio de uma contínua necessidade de estarmos informados e conectados em rede oriundos da mídia que nos envolvem em relações rápidas através das novas tecnologias.