Artigo

Liturgia

15 Jul 2020

A Liturgia é uma ação sagrada pela qual, através de ritos sensíveis e significativos, se exerce, no Espírito Santo, o múnus sacerdotal de Cristo, na Igreja e pela Igreja, para a santificação do homem e a glorificação de Deus, até que ele venha.
 
A Liturgia se dá na ação, é ação sagrada em duplo sentido, primeiro, porque é ação divina, realizada pela Santíssima Trindade, por Cristo, com Cristo e em Cristo, segundo, por ser uma ação da Igreja. "Toda a celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu Corpo que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência" (SC, n.7).
 
Nem tudo na Igreja é Liturgia, nem a Liturgia esgota toda a comunicação do homem com Deus. Na Liturgia esta comunicação com Deus por Cristo e em Cristo se faz através de ritos sensíveis, isto é, de forma sacramental.
 
Sabemos que a Liturgia é vida da Igreja, podemos vivenciar o amor de Deus Pai, que se tornou visível na vida e morte de Jesus Cristo, por meio dela, os cristãos fazem memória, isto é, tornam presente o amor do Senhor Jesus na celebração do mistério Pascal, ou seja, ela é a revelação como história da salvação que continua na e por meio da igreja, ela é a transmissão do mistério salvífico de Cristo por intermédio de um rito, isto é, memória viva e atualizante dos acontecimentos da vida de Cristo, ele está presente em sua Igreja, seja sacramental, na palavra, na pessoa do ministro, no altar e em nossos corações.
 
Por isso, é afirmado: "A Liturgia é o cume para o qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte da qual emana toda a sua força" (SC, n.10).
 
Segundo o Papa Emérito Bento XVl "A Liturgia seria o despertar que, no nosso íntimo é o verdadeiro ser criança, um despertar a abertura exterior que do grande ainda se espera"  (Teologia da Liturgia, Ratzinger Joseph). Ela seria uma forma de esperança que se vive agora em preparação para a vida futura, a vida verdadeira.
 
Concluímos dizendo a Liturgia não é um momento de se divertir, é um momento de celebrar, celebrar em seu mistério e não como um show, um espetáculo, quando a missa se torna um espetáculo, perde-se a sacralidade de Cristo.
 
Referências:
Dom Armando Bucciol/ Liturgia, Vida da Igreja. Brasília: Edições CNBB, 2020.
 
Joseph Ratzinger/ Teologia da Liturgia- o fundamento sacramental da existência cristã. 2° edição. Brasília: Edições CNBB, 2019.
 
Os Fundamentos da Sagrada Liturgia
 
Sacrosanctum Concilium (S.C.)

Liturgia- por Vitor Hugo