Por que Nossa Senhora em Lourdes não rezou o terço por inteiro?

07 Abr 2022

As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Santa Bernadette Soubirous, camponesa com 14 anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha com a irmã e uma amiga.

Na primeira aparição de Nossa Senhora em Lourdes, Bernadete se ajoelhou e tirou do bolso seu terço. Nossa Senhora tinha seu terço também e fez o sinal da cruz com a maior devoção.

Nesta ocasião da primeira aparição, Nossa Senhora a cada Ave Maria, sem mexer os lábios, contava as Ave Marias uma por uma, que Bernadete rezava.

Após cada dezena de Ave Marias, Nossa Senhora abaixava a cabeça e rezava mesmo a Gloria.

Por que será que Nossa Senhora ficava em silencio enquanto rezava o Pai Nosso e as Ave Marias? Tem uma resposta que explicaria isso?

A razão é que temos que ser pecadores para rezar: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a os que tem nos ofendido”.

E na Ave Maria se reza também “Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”.

Maria era sem pecado e não faz sentido ela rezar isso. Também na faz sentido que Nossa Senhora, tão humilde, rezar “Ave Maria cheia de graça, etc” e saudar a si mesma.

Por outro lado, a Gloria, ela rezava sim, pois essa Gloria e louvor a Deus era algo constante em sua vida.

Em todo caso, Maria já estava dando um sinal que mais tarde (4 anos) Maria foi declarada Imaculada no seu concebimento.

A Imaculada Conceição é, segundo a doutrina católica da Igreja, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.

dogma de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada.

Pe.Lucas Azzopardi, vigário. Paróquia Cristo Sacerdote – Apucarana.