Cáritas Diocesana

INSTITUCIONAL

A Cáritas Diocesana de  Apucarana   é  um organismo civil e filantrópico, de natureza religiosa,  da  Igreja católica  e é  filiada  à  Cáritas  Brasileira organismo da  CNBB (Conferência Nacional dos Bispos  do  Brasil).

MISSÃO DA CÁRITAS

Testemunhar e anunciar o  evangelho de Jesus  Cristo, defendendo e promovendo a vida, participando da construção de uma  sociedade justa, igualitária e plural, junto ás  pessoas em  situação de exclusão social.

DIRETRIZ DA CÀRITAS.

Fortalecer a prática do desenvolvimento  solidário e territorial, na perspectíva de um  projeto  popular   de  sociedade democrática.

OBJETIVOS DA  CÁRITAS DE  APUCARANA

-  Realizar  estudos sobre a problemática sócio-cultural, e social da nossa região, buscando soluções tecnicamente viáveis.

- Articular  as  entidades a ela filiadas

- Providenciar recurso humanos e financeiros, através de convênios  e campanhas  para realizar   seus programas.

- Impulsionar a vivência  efetiva do amor  fraterno  e da solidariedade, organizando projetos alternativos  e comunitários.

- Desenvolver ajuda em  situações de  emergências, nos  serviços  sociais,na  promoção  de ações  transformadoras.

- Fortalecer a  articulação  com pastorais  sociais  e  movimentos sociais, fomentando  a caridade  libertadora.

- Administrar  o  Fundo  Diocesano de Solidariedade.

PRIORIDADES:

1.      Promover parcerias com  entidades, paróquias, movimentos  sociais.

2.      Defesa e promoção dos  direitos e controle social das  políticas  públicas

3.      Fortalecer a  organização do serviço da caridade.

4.      Apoio humano e financeiro, nas  lutas   e organizações  populares

5.      Investir  em  projetos  alternativos de economia  solidária

6.      Formar  agentes para prática da solidariedade

Presidente: Dom Carlos José de Oliveira
Conselheiros:
Pe. João Ozório de Oliveira – Vigário Geral
Pe. Rafael Rabelo – Vigário Ecônomo
Pe. Leandro Manoel de Souza – Secretário Executivo

CONSELHO DELIBERATIVO

É o órgão deliberativo da Caritas, cujo presidente é sempre  o Bispo diocesano. É composto, além do  Bispo, do Vigário Geral, do Coordenador da  Ação Evangelizadora, do assessor  da  Caritas, de um leigo(a) ligados as  pastorais  sociais  e de  um  membro da diretoria executiva.

DIRETORIA DA CÁRITAS DIOCESANA
Triênio 2020 – 2023 (eleição 20/10/2019)
É eleita pela assembléia geral  com a função de coordenar, animar, a Cáritas, prestando assessorias as   entidades  membro,   executando as deliberações do  conselho deliberativo e  gerenciando  o  Fundo  Diocesano  de Solidariedade.

Coordenadora: Ariclê Weckerlin Freire
Vice-Coordenadora: Elza França Sanches
Secretário: Rafael Henrique Lopes
Vice-Secretária: Rafael Henrique Lopes
Tesoureiro: Sandra R. Lima
Vice-Tesoureiro: Edilson Carvalho

ESCRITÓRIO
Rua José Miskowski, 240 – Jd. Malibú - Apucarana – PR
CEP: 86.812-285
E-mail: caritas@diocesedeapucarana.com.br

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE (FDS)

O  Fundo  Diocesano de Solidariedade  é  a  coleta  que  acontece durante a Campanha da  Fraternidade, todo ano, no  domingo de  Ramos.

Desde a sua  criação, a  Cáritas Diocesana de  Apucarana é  responsável  pela  Campanha da Fraternidade, articulando, juntamente com  pastorais, movimentos  e paróquias, as ações próprias da  Campanha, inclusive a coleta  da solidariedade.

Todo recurso arrecadado  através desta coleta, no  Domingo de  Ramos, 60% vai para  o  Fundo  Diocesano  de solidariedade (FDS)  e  40%  vai  para  o Fundo  Nacional de solidariedade (FNS).Fundo diocesano  de solidariedade é  destinado ao  financiamento de projetos sociais, especialmente de comunidades carentes, preferivelmente  de acordo com a  Campanha da Fraternidade de cada  ano.

PROJETOS SOCIAIS

Paróquias, pastorais e movimentos, entidades e movimentos  sociais,  pode  encaminhar à  diretoria  projetos, mediante roteiro próprio.