43 mil integrantes de grupos de Terços dos Homens do Brasil inteiro se reuniram no Santuário Nacional neste sábado (21) para momentos especiais de encontro com Deus e Nossa Senhora Aparecida. Os devotos participaram de missa, consagração a Nossa Senhora e do momento mais aguardado, a Oração do Terço dos Homens no altar central do Santuário.
O bispo referencial da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG), destacou o crescimento da romaria, cuja primeira edição reuniu aproximadamente 600 devotos, chegando hoje a 43 mil participantes. "Vocês são missionários do Terço, vão levar esta mensagem a outros homens; convidem outros para participar do seu grupo ou fundem um grupo onde não houver", aconselhou.
Ao final da programação, o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida, sorteou o grupo que ficará durante um ano com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foi contemplado o grupo Terço dos Homens de Santo Agostinho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Quiririm, distrito de Taubaté-SP.A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.
O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.
Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.
Fotos: Lita Evangelista