Toda a programação da Romaria Nacional culmina com a Festa Regulamentar em honra ao bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam, na manhã deste domingo (1º). É nesta oportunidade que, desde 1972, confrades e consócias renovam anualmente o compromisso de servir à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) por meio dos Pobres. Existe uma oração prevista no artigo 22, Inciso I e Artigo 23 da Regra (principal documento dos vicentinos) para ser feita neste dia especial.
A oração evidencia a importância dos ensinamentos de Vicente de Paulo e Ozanam ao invocar: “Ó Deus, Todo-Poderoso que, sem nenhum mérito de minha parte, me chamastes a participar como obreiro vicentino, a exemplo de São Vicente de Paulo e de Ozanam, consagro a Vós minhas ações de graça pela escolha”. Ela foi conduzida pela presidente nacional da SSVP, consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo que estava no palco junto aos presidentes de Conselhos Metropolitanos do país, e repetida pelos vicentinos presentes ao evento que, em coro, disseram: “Prometo fidelidade na distribuição do pão da palavra e do pão que alimenta. Prometo, em espírito de humildade e por amor, obedecer ao Regulamento da Sociedade de São Vicente de Paulo e ser obediente à hierarquia de nossa Organização, gerando, assim, mais união e fraternidade entre nós”.
Antes da renovação do compromisso vicentino, aconteceu apresentação artística com o grupo Menino Jesus (da cidade de São João do Oriente-MG, Conselho Metropolitano de Caratinga), alertando os vicentinos a estarem sempre atentos a todas as mazelas sociais que oprimem a população pobre. Também houve uma dança da Conferência Nossa Senhora Aparecida (do Cm Uberaba), homenageado a Padroeira do Brasil. Ainda teve a formação sobre o ano temático “Um olhar de caridade”, conduzida pela consócia Neusa Gomes (segunda vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil). Ela pediu: “Precisamos levar a contemplação para as nossas Unidades Vicentinas; contemplar as maravilhas que Deus tem para nós; contemplar o encontro com os confrades e consócias e nossas famílias assistidas, porque o olhar contemplativo é capaz de ver no rosto dos Pobres o rosto do próprio Cristo. Não podemos deixar que fiquemos cegos de maldade, arrogância, impaciência e comodismo dentro da SSVP e passemos a olhar com os olhos da caridade".
Também se fez presente à festa o prefeito do Santuário, padre João Batista, que elogiou os trabalhos desenvolvidos pelos confrades e consócias no país. "Vocês verdadeiramente vivem na rotina o compromisso com a caridade".
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL
Todas as fotos você encontra em: https://www.facebook.com/dioceseonline/