HISTÓRICO DA DIOCESE

A Diocese de Apucarana, Paraná, “porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério.” (C.D. 11), criada aos 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI (1963-1978) e instalada aos 28 de março de 1965 com o início do pastoreio de Dom Romeu Alberti (1965-1982), é a Igreja de Jesus Cristo, povo de Deus e Corpo de Cristo, na região centro-norte do Paraná.

A diocese estende-se num território geográfico composto por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 500.468 habitantes (Censo IBGE 2010), sendo 74,5 % católicos, 20% de outras igrejas cristãs, 3% se declaram “sem religião” e 2,5% outras denominações.

A DIOCESE DE APUCARANA, HOJE

Atualmente a Diocese está integrada por 64 paróquias, agrupadas em seis Decanatos: Apucarana, Centro, Centro-Norte, Norte, Centro-Sul e Sul. Atuam na Diocese 86 presbíteros, sendo 78 diocesanos e 07 religiosos (de duas congregações: Josefinos e Palotinos) e 01 Ucraniano.

Na Diocese há três Seminários Diocesanos: Seminário Propedêutico de Apucarana, Seminário São João Maria Vianney e Instituto Filosófico de Apucarana (IFA) e Seminário de Teologia com sede em Londrina.

O número de diáconos permanentes é de 115 atuantes na Diocese.