Homília Diária

Medo e o comodismo não nos impeçam de progredir e dar muito fruto

27 de Agosto de 2016

Autor: Diácono Paulo Sidnei

S. Mônica

Sl 33(32) ”Do céu o Senhor está olhando, ele vê a humanidade inteira”.

Evangelho do dia: Mt 25,14-30

Na construção do Reino é preciso cuidar para que o medo e o comodismo não nos impeçam de progredir e dar muito fruto. A parábola nos lembra deque a cada um será exigido de acordo com suas capacidades, alguns mais, outros menos. Os dons que se frutificam fazem com que o desenvolvimento do Reino aconteça expandindo-o para mais longe, ao final deverá ser prestadas contas do que foi feito.

É preciso confiar no bom Deus, e não ter receio ou preguiça de trabalhar para Ele. Como nos afirmou Jesus em Jo 5,17 “meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho”. É preciso boa vontade e muita dedicação para o serviço do Reino. É preciso estar disponíveis para dizermos mais sim do que não a Deus. O seguimento a Jesus exige de nós uma esperança cega na sua Palavra. Confiar a Deus todos os projetos que assumirmos, pois, nenhum projeto que prioriza a vontade do Pai deixara de se cumprir. O exemplo do último servo que devolve exatamente o valor que lhe foi confiado anteriormente nos revela que o Reino não pode ser impedido de acontecer por negligencia nossa. Contudo nossas más ações retardam o Reino acontecer no meio de nós sofrendo a demora em ser implantado com a urgência que o Pai tem.

Precisamos valorizar e aproveitar as oportunidades de cada dia em nossa vida. Como nos ensina Madre Teresa de Calcutá: “se você quer trabalhar para a paz no mundo, vá para a sua casa e ame a sua família”. São coisas simples que fazem a vida ser grande e preciosa não somente para nós, mas também para aqueles que ao nosso lado convivem. 

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=rSXXc77NxbU