Homília Diária

Bendito aquele que vem em nome do Senhor!

27 de Outubro de 2016

Lc 13,31-35

                Neste Evangelho contem um pré-anuncio da morte de Jesus (vv 31-33) e uma lamentação sobre Jerusalém  (vv.34-35). Jerusalém no Evangelho de Lucas é o lugar do cumprimento, aqui se cumpre a perdição e doada a salvação, Jesus vai mesmo sabendo que será rejeitado, mas isso não o bloqueia sua viagem mas o leva ao termino. O fermento os fariseus aliado ao de Herodes, se encontra agora com Jesus, que será preso, e como Jesus é fermento de Deus ressurgirá com pão de vida.

                “Naquela hora”, o fermento dos fariseus é parente do fermento de Herodes, um coloca medo com a morte, outro tem medo da morte. Herodes aproveita dos fariseus para por medo em Jesus e levá-lo para longe de seu território.  A raposa frágil mas astuta, são animais imundos, que bebem de noite o sangue das galinhas, Herodes acredita ser potente como um leão, Jesus o chama de raposa. O poder tem sempre junto “o leão e a raposa”,de modo a chegar com astucia onde não basta a força. Mas sua força é somente aquela de uma raposa diante da fragilidade de Deus, sua sabedoria é insensata como um leão diante a incipiência de Deus. Jesus não entra em concorrência com Herodes pois seu poder é aquele de servir o homem liberando do mal interno (demônio) e do externo (doenças), essa é atividade de Jesus, cumprida em pleno dia.

                A atividade de Jesus se cumpre no “hoje” da sua vida terrena, mas continua também “amanha”, no tempo sucessivo a sua vinda, no seu anuncio prolonga o seu hoje de salvação. Quando tudo parecerá terminado, na realidade tudo será cumprido, porque o Senhor (Oseias 6,2). O terceiro dia é aquele do cumprimento, é o dia definitivo, inaugurado na sua ressurreição: é o dia no qual se encontra perto do Pai (2,49), ao qual confiou (23,46). Sua viagem não é tomada pelo medo, mas sim da necessidade de ir a Jerusalém, onde se cumprirá o mistério d semente. Jerusalém é onde se cumpre a Salvação.

 Autor: Pe. Valdenir Prandi.