Setor Juventude

2 – Comissão Para a JUVENTUDE – Serviço
Organismos

O QUE É SETOR JUVENTUDE?

Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, nº. 193), à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

É um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os seguimentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto.

Objetivo Geral

Favorecer a integração e o diálogo, além de propor diretrizes comuns para a evangelização, considerando as realidades de cada expressão juvenil; além de atividades coletivamente.

1. Propor algumas diretrizes, metas, prioridades e atividades comuns;
  2. Favorecer a integração e o diálogo entre os segmentos juvenis;
  3. Fortalecer e dinamizar a Pastoral Juvenil diocesana a partir de todas as forças presentes;

Metas:

• Missionarização das expressões juvenis
  • Unidade das expressões juvenis
  • Evangelização da Juventude

Atividades Permanentes:

• Formações diocesanas
  • Retiro para a equipe de coordenação diocesana
  • DNJ (Dia Nacional da Juventude)
  • JDJ (Jornada Diocesana da Juventude)

Passos para Implementação da Pastoral, Movimento, Serviço, Organismo a Nível Paroquial, Decanal ou Diocesano:

O Setor Juventude se constitui apenas em três níveis, sendo Nacional, Regional e Diocesano, desta forma, não tem como ser implementado a nível paroquial, ou decanal.

Contato Nível Regional:

Contato Nível Nacional: Padre Antônio Ramos do Prado (Pe. Toninho) (Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude) CNBB.

Assessor: Pe. Lucas Endo Arruda Nitsche
Fone: 43 3437-1132