Sistema D.A de Comunicação

8 – Comissão Para a Comunicação – Anúncio
Organismos

Coordenador Diocesano: Douglas Felippe
Fone: (43) 9605-0636

Diretor espiritual: Pe. Marcos Donizete Bertanha
Fone: (43) 3423-6811

Apresentação

O Sistema D.A é uma rede de comunicação pertencente à Diocese de Apucarana, fundada no dia 01 de agosto de 2013, com a autorização do Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, pela Designer de Interiores, Ilma Albulquerque Bathazar e pelo Seminarista da teologia, Douglas Felippe. O Sistema D.A gradativamente foi se desenvolvendo e muitas outras pessoas competentes e dedicadas ao amor pela Igreja foram aderindo o projeto e enriquecendo cada vez mais sua estrutura.  Este sistema tem por finalidade fazer a diocese marcar presença na área da comunicação com seus próprios meios e produções.

D.A On-Line (Diocese de Apucarana On-Line) é um canal digital de evangelização e notícias oficial que reuni de forma interativa e dinâmica o mais diverso conteúdo religioso Católico, com entretenimento, formação e informação, integrando todo o território diocesano num sistema inovador para a promoção e ampliação da Ação Evangelizadora de nossa Igreja Particular através dos meios de comunicação.

Lema:

A Serviço da Comunicação da Diocese de Apucarana.

Objetivo:

Levar a Diocese de Apucarana até você através dos meios de comunicação.

 

Carta de Dom Celso Antônio Marchiori sobre o Sistema D.A. de Comunicações.

            O número 52 do documento 99 da CNBB, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, diz que: "Os primeiros cristãos, animados pela força inspiradora da Palavra e do amor fraterno, tornaram-se verdadeiros comunicadores do projeto de Jesus Cristo." Hoje nossa amada diocese se orgulha em ter uma grande equipe com este único propósito de anunciar o Reino de Deus através dos meios de comunicação, fortalecendo ainda mais o vínculo da diocese com seus membros e deixando-os de forma interativa e dinâmica, inseridos neste projeto. Essa equipe é o Sistema D.A de Comunicações, divulgando, cobrindo e promovendo eventos em todo o território diocesano, informando-nos e formando, levando sempre em consideração os princípios cristãos e atendendo os requisitos da Santa Igreja na promoção do Evangelho.

 O Sistema D.A de Comunicações surge em um momento crucial onde os avanços tecnológicos contribuem de forma grandiosa nos processos comunicativos; e a Igreja não pode deixar de aproveitar destes para desenvolver seus projetos evangelizadores, sem contar que a Igreja Particular de Apucarana já foi referência na comunicação religiosa no Brasil. Resgatar essa característica é um desafio, mas essencial, pois como dizia o saudoso Abelardo Barbosa, mais conhecido como “Chacrinha”: “Quem não se comunica se trumbica”.

Com meu total apoio e bênção apostólica manifesto minha imensa alegria com a contribuição do D.A na Ação Evangelizadora de nossa Igreja e peço a São Francisco de Sales, padroeiro da comunicação, que interceda por todos e cada um de nós, pessoas de bem e comprometidas em “anunciar a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15), para que cada vez mais o projeto de Cristo se concretize em nossas realidades. Por isso, peço e incentivo a vocês, membros desta família D.A, que, de fato, doem suas vidas por esse projeto tão bonito, não ficando na superficialidade, mas aderindo com a alegria do Evangelho, deixando fluir suas criatividades, idéias e entusiasmos em prol da construção do Reino de Deus.

Um forte abraço! + Dom Celso Antônio Marchiori, 23 de maio de 2014, Diocese de Apucarana, Paraná.

 

Carta do Padre Marcos Donizete Bertanha (Acessor do Sistema D.A de Comunicações).

AS REDES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO SÃO UM DOM DE DEUS!

“Não tenham medo de serem cidadãos do mundo digital, pois este é um dom de Deus”, foi com esta frase que o Papa Francisco – que já é considerado o Papa mais tecnológico de todos os tempos – surpreendeu a todos no dia 23/01/14, quando falava por ocasião da festa de São Francisco de Sales. Eu também concordo que a comunicação humana digital através das redes sociais pode ser verdadeiro “dom de Deus”, e acredito que é esta a experiência que agraciadamente, mais uma vez, tem se verificado na Diocese de Apucarana desde que, há um ano, entrou no ar o D.A. on line. Uma iniciativa livre, espontânea, e seguramente conduzida pelo poder de Cristo Ressuscitado, que tem motivado muitos de nós a nos lançarmos mar adentro nos desafios desta era digital, com o estrito interesse de proclamar o amor de Cristo nas redes virtuais de comunicação, que são os novos areópagos que nos interpelam e nos esperam para proclamarmos com a força da coragem a verdade do Evangelho (At 17,22 ss). O Papa Francisco nos garantiu que a internet pode oferecer e promover a “cultura do encontro” e que isso “é algo bom, é um dom de Deus”. Em um tempo que produz tantas dores por causa das dilacerações provocadas pelo egoísmo que divide, afasta, exclui e mata, a comunicação digital, especialmente em nosso tempo em que as redes de comunicação humanas atingiram um progresso sem precedentes, podem promover uma verdadeira cultura do encontro, da integração, da socialização e da reciprocidade, onde não somente oferecemos, mas também com disposição queremos receber dos outros. 

Quero manifestar uma homenagem de gratidão, apoio e incentivo a cada membro do D.A. On-line, no qual também humildemente me incluo como diretor espiritual, Deus quer contar com o nosso testemunho de fé neste ambiente fascinante, mas também desafiador. Na atual era da globalização, temos assistido tanta desorientação e dificuldades para se trabalhar e estabelecer relações profundas, por isso, acredito que Jesus Cristo quer contar conosco para marcarmos esta presença de Igreja Santa e Católica no mundo da comunicação, dialogando com todos, indistintamente, para ouvirmos e compreendermos suas expectativas, dúvidas e esperança, e deste modo, movidos pelo Espírito de Cristo Ressuscitado, que nos chama e envia, tornarmos visíveis o seu Reino de Amor , que é o único caminho, a única verdade, a fonte da felicidade completa e a única possibilidade de vida plena, abundante e eterna.Não tenham medo, pois o Senhor está conosco (Mt 28,20), e nos anima para atuarmos movidos pela dinâmica do Evangelho a fim de ajudarmos a criar nos meios digitais de comunicação humana uma rede de conversão e de encontro vital onde as pessoas possam se comunicar e ampliar seus horizontes de contato e relações. Que assim seja!

Padre Marcos Donizete Bertanha - Acessor do Sistema D.A de Comunicações. 25 de maio de 2014, Diocese de Apucarana, Paraná.

 

Estão sob a administração do Sistema D.A de Comunicação: este site, uma página no Facebook, uma conta twitter, um canal no YouTube e o Museu Virtual da Diocese de Apucarana.