Gráfica Diocesana

Diretor: Pe. Marcos Donizete Bertanha

Gerente: Ewerton Queiroz

História

Em 1965, ano da criação da Diocese de Apucarana, onde também dirigida pelo então Bispo D. Romeu Alberti, homem de visão e amor pela comunidade, vislumbrou como objetivo a criação de um serviço de comunicação, do qual pudesse de maneira comum responder as realidades da Diocese em relação ao grande desafio de evangelização.
Na época estimava-se cerca de 500.000 pessoas que compunham o território da recém-criada Diocese de Apucarana, dos quais, segundo estatística da época cerca de 80% eram analfabetos, por isso se fazia um grande desafio no que se referia em transformar a realidade dessas comunidades, usando a comunicação através da escrita.
Durante longos dez anos esse serviço de comunicação fora realizado, muito embora ainda sem um espaço físico apropriado e mão de obra disponível, foi então necessário o uso do mimeógrafo, equipamento manual da época que se realizava cópias de maneira exercida manualmente e também serviços mediante terceirização em gráficas, as quais eram poucas e limitadas nessa região.
Em visitas pastorais realizadas nas comunidades, o Bispo, religioso com visão aberta ao diálogo e sugestões, resolveu aceitar a proposta feita por um simples cidadão, o qual se fazia presente em uma dessas reuniões de comunidades, proposta essa a qual o Bispo preparasse um pequeno boletim que auxiliasse na formação dos cidadãos, então mediante a isso, nasce a ideia de que a Diocese criasse sua própria gráfica para que o serviço fosse prestado de maneira própria e centralizado.
Em maio de 1980, nasce então a Gráfica Diocesana em Apucarana, inicialmente com um pequeno parque de máquinas contendo: uma impressora Oft Set Multilit 1850; gravadora de fotolito negativo; gravadora de chapas; guilhotina Catu 80 cm, semi-automática; grampeador Miruna; e para elaboração de textos, uma digitadora Composer.
Ao longo desses 37 anos de trabalhos realizados, a Gráfica Diocesana de maneira ponderada foi atualizando seu parque gráfico, e hoje conta com: uma impressora Rolland 300, 6 cores/verniz; uma Gronhi 38x55 bicolor; GTO 35X52 4 cores; uma GTO 32x46 2 cores; uma Guilhotina automática 120; uma corte vinco automática; grampeadeira, refiladeira 6 estações; alceadeira 24 gavetas automática; dobradeira; serrilhadeira, vinco; coladeira Hotmelt; laminadora e plastificadora; um departamento de criação.
Nestes 37 anos de trabalhos realizados na diocese, a Gráfica Diocesana acompanhou também a mudança no que se refere ao analfabetismo, sendo agora mais de 80% da população da área da diocese já alfabetizada e também evangelizada, motivo esse, o objetivo principal dos idealizadores do serviço da Gráfica Diocesana.
Para que pudesse ser alcançado esses objetivos, a gráfica com seus colaboradores, foram elaborando: jornais, revistas, livros, livros litúrgicos e catequéticos, subsídios para grupos de famílias, jovens e crianças.
Estes serviços tem uma atuação semanal com mais de 200.000 pessoas distribuídas entre 38 municípios, sendo 64 paróquias e mais de 500 comunidades.