Encontro Diocesano da Pastoral dos Surdos

20 Set 2017

Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana recebeu o primeiro encontro diocesano da Pastoral dos Surdos, Dom Celso Antonio Marchiori é o referência da CNBB para a pastoral.

No dia 17 de setembro, naCatedral Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana, a Pastoral do Surdo de Apucarana, os coordenador Bruno Ricardo de Lima(surdo)  e as intérpretes Fabíola Grasielle Zapielo Camara e Rute Rossetto, com assessoramento do Bispo Dom Celso Marchiori (bispo referencial nacional da pastoral do surdo), o Padre Geraldino de Proença coordenador das pastorais sociais, o Carlos Alberto Franco (surdo e Coord. Regional da pastoral do surdo do PR), a irmã Maria Aparecida de Siqueira (surda e coordenadora da catequese especial par surdos) e a Carla Santos (ouvinte e vice-coordenadora da catequese).

O encontro foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo Dom Celso, em seguida no centro comunitário da catedral aconteceu as palestras com a irmã Maria Aparecida falou sobre a catequese para surdos; a Carla explicou sobre a ética dos TICLS na igreja católica; o Padre Geraldino com o tema Pastorais sociais e roda de conversa tema” O que a igreja precisa fazer para colaborar com a pastoral do surdo?”. Os surdos de Arapongas, disseram que seria importante colocar datashow com a liturgia, ajudaria na melhor compreensão das missas e um lugar adequado para os intérpretes para que aconteça uma melhor visualização. Os surdos de Mandaguari, pediram maior números de intérpretes, tem somente duas, são poucas para realizar as interpretações necessárias. Os surdos de Apucarana solicitaram que os intérpretes fiquem em lugar de melhor visualização, onde não fiquem transitando as pessoas na frente das interpretações.  A irmão Maria Aparecida da cidade de Londrina, pediu para esclarecer aos padres da importância da parceria entre a igreja e os intérpretes.  O coord. Regional Carlos Alberto  solicitou uma ajuda nos projetos de como conseguir ajuda financeira para as viagens e encontros. O Padre Geraldino orientou que é nas paróquias juntamente com a coordenação diocesana necessitam elaborar o projeto e o calendário anual do próximo ano, sendo necessário enviar para a Mitra Diocesana. E também sugeriu uma reunião com a participação dos padres e dos surdos, para a troca de ideias para melhorar essa interação entre surdos e ouvintes.

Houve a escolha da equipe diocesana: sendo escolhidos através de votação, o coordenador diocesano Anderson da Silva Costa (surdo) e a vice-coordenadora Amanda Claudia Barbosa (surda), e a Rute Rossetto (ouvinte) coordenadora das interpretes e a Lucimara do Nascimento Batista (ouvinte) e vice-coordenadora .

O encontro contou com a participação de 42 pessoas, sendo 27 surdos e 15 ouvintes, de diversas cidades como Apucarana, California, Arapongas, Londrina, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari e Campo Mourao.

Confira mais fotos em noss galeria: Encontro Diocesano da Patoral dos Surdos

Confira o álbum completo em nossa fanpage: facebook.com/dioceseonline

#dioceseonline