Orientação litúrgica para o período de transferência episcopal

17 Dez 2017

Padre Anderson Cândido Bento, Assessor Diocesano da Liturgia esclarece para toda Igreja Particular de Apucarana, como ficará a citação do nome do Bispo neste período de transferências promovidas pelo Papa Francisco.

Caríssimos irmãos. A pedido de Dom Celso Antonio Marchiori, escrevo informando sobre como devemos proferirmos a Oração Eucarística durante o tempo de sua transferência. Entrando em contato com a Nunciatura Apostólica, fomos orientados de que, enquanto não ter tomado posse da nova Diocese, o nome do bispo deve ser citado na Oração Eucarística como é de costume: “com o Papa Francisco, com o nosso bispo Celso Antonio e todos os ministros do vosso povo”. Posteriormente a sua posse, omite-se o nome do bispo diocesano e reza-se por todos os bispos: “com o Papa Francisco, com os bispos e todos os ministros do vosso povo”.

Fraternalmente.

Padre Anderson Cândido Bento - Assessor Diocesano da Liturgia