Dia da Padroeira da Diocese de Apucarana - Domingo 11/02/2018

06 Fev 2018
0
Pe Anderson Bento - Assessor da Liturgia

Orientações Litúrgicas – Solenidade de Nossa Senhora de Lourdes

Caríssimos irmãos, no próximo dia 11 celebraremos a festa da Padroeira de nossa Igreja Diocesana e, dado que, nem sempre esta celebração ocorre no domingo, é válido fazermos algumas observações a respeito.
 •Sendo Padroeira da Diocese de Apucarana, Nossa Senhora de Lourdes deve ser celebrada em todas as comunidades nesta data, substituindo a liturgia do VI Domingo do Tempo Comum, inclusive nas missas do sábado à noite, como previsto nas Normas Universais para o Ano Litúrgico e Calendário, MR. p. 112. 
•Para nós, tal festa, assumirá caráter de Solenidade e, portanto, “sua celebração começa no dia precedente com as Primeiras Vésperas.” (Normas Universais Para o Ano Litúrgico e Calendário n. 11). 
•O Pulsando Litúrgico traz as orações previstas para esta ocasião: a oração da coleta é específica da festa de Nossa Senhora de Lourdes; demais orações vêm prescritas no Comum de Nossa Senhora. 
•Também as leituras são previstas no Lecionário Santoral: Primeira Leitura própria da festa de Nossa Senhora de Lourdes; Salmo, Segunda Leitura e Evangelho do Comum de Nossa Senhora. As respectivas páginas nas quais se encontram todas as leituras estão especificadas no Pulsando.
•Sendo também a ocasião na qual Dom Celso estará se despedindo da Diocese de Apucarana, é importante que citemos tal acontecimento em nossas liturgias. Há uma prece específica no Pulsando, porém, fica a critério de cada comunidade recordar a partida do Bispo da forma que julgar apropriada.
Tais observações são para que vivenciemos com profundidade esta solenidade. É importante que nossas equipes de liturgia estejam bem informadas a respeito das mesmas e preparem-se com antecedência. 

Um fraterno abraço! 
Pe. Anderson Bento
Assessor da Liturgia


Comentários