Você sabia que não é a primeira vez que a Diocese de Apucarana fica Vacante?

26 Fev 2018

Por Cidinha Jardim

Sé vacante ou Sede vacante (do latim Trono vazio), no direito canônico da Igreja Católica Romana, corresponde ao período em que a Sé episcopal de uma Igreja particular está sem ocupante. Isto significa que para uma diocese, o bispo diocesano faleceu, renunciou, foi transferido ou perdeu seu ofício. Estamos vivendo esta condição vacante na Diocese de Apucarana desta vez em virtude da transferência de Dom Celso Antonio Marchiori para São José dos Pinhas, que se efetivou no dia 17 de fevereiro de 2018. O mesmo fato ocorreu em 1992, quando Dom Romeu Alberti, nosso primeiro Bispo foi transferido. Nestes casos se faz necessária a escolha de um administrador diocesano que normalmente é um presbítero, para administrar a diocese que se encontra em situação de sede vacante. Quando o administrador é designado pelo Santo Padre, ele é chamado de apostólico, quando diferentemente é designado pelos padres participantes do Colégio dos Consultores, é chamado de diocesano. Foi o que ocorreu em nossa Diocese no dia 19 de fevereiro, quando o colégio de Consultores se reuniu extraordinariamente para proceder à eleição de um Administrador Diocesano que irá conduzir, em comunhão com o Colégio de Consultores, nossa Igreja Particular, neste período. O Pe. João Ozório de Oliveira, Vigário Geral e Pároco da Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas-PR, foi eleito por maioria qualificada de votos. Outro fato curioso que vale destacar, é que em 1992, a primeira vez que foi necessário a escolha de uma administrador diocesano, o eleito foi o Padre Luiz Soares Vieira (hoje D. Luizinho, arcebispo emérito), que era pároco da Paróquia Santíssma Trindade. Portanto, pela segunda vez, o eleito é um pároco da Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas, talvez seja um “capricho”da Trindade Santa, ou simples coincidência. O Pe. João Ozório de Oliveira, iniciou o ofício de Administrador Diocesano na data de sua eleição. Voltemos nossas orações a ele e ao Colégio de Consultores que estarão trabalhando em conjunto, para que os caminhos da Diocese de Apucarana sigam tranquilos neste período, e que em breve nosso novo Bispo seja nomeado pelo Papa Francisco.
Acesse nosso canal e veja mais detalhes sobre este tema: youtube.com/diocesedeapucarana

#dioceseonline