Vinícola La Dorni

09 Ago 2018
Vinícola La Dorni - Bandeirantes/PR

Uma vinícola próxima da nossa Diocese.

Em Bandeirantes, a pouco mais de 100 km, na Diocese de Jacarezinho, existe uma vinícola chamada “La Dorni”, na qual se produz o vinho canônico em duas modalidades: com e sem álcool. Esse vinho é fornecido para as paróquias desde 2.003. Um fato sobre o vinho canônico sem álcool: na época, os Bispos Dom Fernando (Diocese de Jacarezinho) e Dom Getúlio (Diocese de Cornélio) foram a Roma e levaram um vinho para presentear o então Papa João Paulo II, que por fazer uso de medicamentos não podia saborear o vinho com álcool. Quando retornaram, Dom Fernando assinou um documento canônico autorizando a vinícola a fornecer aquelas paróquias, que por algum motivo, o padre não pudesse fazer uso do vinho com teor alcoólico. Porém, o uso desse vinho sem teor alcoólico é apenas em casos específicos, sob a autorização do Bispo. A vinícola é uma empresa católica, administrada pelo Sr. José, sua esposa e filhos há mais de 40 anos. O castelo, onde hoje funciona a vinícola, existe há 15 anos: é o único castelo de pedras de arenito do Brasil. Cada pedra foi talhada manualmente, uma a uma, de maneira artesanal. Com sua produção de vinhos finos, varietais, espumantes, vinhos de mesa, vinho canônico e é a pioneira na América do Sul a produzir o vinho sem álcool. O local funciona em horário comercial, e está sempre aberto para receber visitas.

izabel

20/11/2019
como faço para comprar vinho canonico