“Sois padres diocesanos, sois pais, irmãos e filhos, não funcionários do Sagrado".

10 Ago 2018

“Necessitamos caminhar unidos para enfrentar os desafios” Dom Sérgio da Rocha

Caríssimo irmão presbítero,

“Sois padres diocesanos, sois pais, irmãos e filhos, não funcionários do Sagrado.” “Papa Francisco, aos estudantes Eclesiásticos dos colégios Romanos 16/03/2018
O Papa Francisco, em maneira simples apresenta os traços da espiritualidade do padre diocesano.
A vida do padre Diocesano é caracterizada pela diocesaneidade.
Entende-se, não se está sozinho em um corpo, mas tens:
 PAI, o Bispo, és pai – ser pai é a capacidade de fecundidade, dar a vida ao outro. O sacerdote não pai, torna-se funcionário do Sagrado. Cumpre a profissão. São incapazes de gerar vida.
 IRMÃOS, os outros sacerdotes, és irmão – estás inserido em um presbitério, nunca sozinho, mas acompanhados. É preciso ter a coragem de contar com uma pessoa que o acompanhe, na vida interior, na vida de fidelidade e de infidelidade.
 FILHOS, os fiéis, és filho – o segredo do bom pai espiritual é saber aproximar-se bem e afastar-se bem. Alguns aproximam-se mal ou afastam-se mal.

Querido irmão presbítero, primeiramente quero agradecer você que veio e participou de nossas Reuniões de Avaliação da Diocese. Sua presença e participação foi muito importante. É sem dúvida nossa maior riqueza.

Queremos contar com você em nossa 3ª Reunião, no dia 30-08-2018, no CEDRA em Apucarana, com início às 09h00. Estaremos trabalhando a contribuição de nossas comissões para a vida pastoral, vida presbiteral e administrativa

Queremos mais uma vez contar com a experiência dos que chegaram primeiro e, com a criatividade dos mais novos, para continuarmos esse amplo, profundo e rico processo de avaliação, revisão da nossa caminhada Diocesana.

Anote aí: 30-08-2018, às 09h00, no CEDRA

Venha, participe, não fique de fora desse processo. Sem você ele empobrece.
Um fraterno abraço do seu irmão no presbitério e companheiro no mesmo caminho.

Pe. João Ozório de Oliveira         Pe. Geraldino R. Proença
        Adm. Diocesano            Coord. Dioc. Ação Evangelizadora