Comunicado oficial para a comunicação diocese em tempo de pandemia do COVID-19

23 Mar 2020
0

Estimados membros da PASCOM - Pastoral da Comunicação. 

Agora de forma mais intensa a Santa Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo precisa de você! Acredito piamente que está mais que comprovado o quanto a comunicação se faz necessária na vida da Igreja, hoje em tempos de pandemia provocando isolamento social, os fiéis não tem mais acesso ao Santo Sacrifício da Santa Missa e das demais atividades pastorais e espirituais que as comunidades paroquiais ofereciam, porém mesmo em meio a tudo isso a Igreja permanece viva e presente, atuante e unida ao seu povo através das orações e uma forma de a Igreja continuar marcando presença na vida dos seus fiéis são justamente através dos mais diversos meios de comunicação social. 
As paróquias que já contam com uma equipe da PASCOM, conseguem com maior facilidade atingir os corações de seus paroquianos, às paróquias que não contam se veem obrigadas a correr contra o tempo e até com improvisos e buscando colaboradores neste sentido. 
A Igreja que tem em seu carisma a comunicação se torna ainda mais uma Igreja comunicadora, pois neste período o povo tem acesso a Igreja exclusivamente através dos próprios meios de comunicação. 
Uma vez mais tenhamos em mente e no coração que comunicação não é gasto e sim investimento, ela é uma ferramenta fundamental para a ação evangelizadora e com ela temos muito mais condições e potencialidade de atingir um maior número de corações.
 
Algumas considerações a respeito das transmissões, além daquelas presentes nos decretos do Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira como também das devidas autoridades competentes: 

-Para transmissão pode haver um auxiliar e no máximo dois. 
-A comunhão de quem auxilia deve ser feita após o fim da transmissão.
-A celebração deve ser divulgada, com antecedência;
-Se mais de um sacerdote ou diácono estiver presente, cuidado com a Higienização dos microfones. 
-Deve haver uma distância de no mínimo um metro entre os integrantes;
-Os equipamentos devem ser verificados antes de iniciar a transmissão, (bateria, Higienização e iluminação no local);
-No caso da transmissões com celulares, esses devem estar em posição horizontal e num tripé para melhor enquadramento;
-Verificar o sinal da internet.
-Se possível conectar a saída de áudio na mesa de som, ou colocar microfone no presidente da celebração. 
-O essencial é que pelo menos a Santa Missa seja transmitida, ficando livre transmitir outras orações realizadas pelos padres, ou até por alguma única liderança da paróquia. 

Na garantia de que a atuação da PASCOM continue sendo uma proposta de evangelização eficaz, atual e com responsabilidade social pedimos também que sejam vinculados campanhas de conscientização da prevenção do COVID-19 e orientem os fiéis a tomarem as devidas medidas para que está calamidade seja superada o quanto antes. 

Abraço caloroso e fraterno e desejoso que emane dos céus as mais copiosas bênçãos! 

At.te. Padre Douglas Felippe - Assessor Diocesano da Comunicação.


Comentários