Via Apia: Empresa se torna referência nacional na produção de paramentos litúrgicos

24 Mai 2020

Uma família que trabalha em prol de uma missão: embelezar e servir a Igreja de Cristo. No ramo da confecção há 20 anos e ativos na Igreja Católica, a família Passoni uniu a fé com a atividade de trabalho e se tornaram referência nacional na produção de paramentos litúrgicos.

“A Via Apia Paramentos é fruto da missão evangelizadora da Comunidade Católica Mar a Dentro. Não apenas um comércio para fins lucrativos, mas é uma missão de igreja de levar beleza e de servir a Jesus com o melhor, é uma missão”, disse Rosimeire Passoni, empresária.

Desde 2016 a empresa de Apucarana está com a fabricação completa de paramentos que são entregues em todo Brasil e também em outros países, como na Suíça. Até o Papa Francisco usou em 2013 na Jornada Mundial da Juventude, uma peça que foi bordada pela Via Apia.

“Naquela época ainda não tínhamos toda linha de produção aqui, mas colaboramos. Uma missionária da comunidade, que hoje está no Chile, confeccionou a peça e nós bordamos todos os detalhes. Foi um trabalho muito significativo para nós, foi maravilhoso” conta Juliane Passoni, empresária.

Mãe e filha trabalham juntas. Elas nos contam que "ir além, revelar a beleza" são os lemas de empresa e que cada bordado, cada detalhe colocado nos paramentos conta uma história, revela um significado. “Os paramentos são muito significativos dentro da liturgia da igreja e todo trabalho é feito através de muita pesquisa. Toda a simbologia formativa da liturgia buscamos expressar através de nossos paramentos. A simbologia da cruz, os símbolos marianos, da paixão e da ressurreição de Cristo. Produzimos peças exclusivas que contam histórias de sacerdócio, bordados que expressam o momento em que será usado, o momento litúrgico que estamos vivendo. Cada peça traz uma história.” explica Juliane.

A família agradece o apoio do Bispo Dom Carlos José e se emociona ao lembrar da capa de asperge usada por ele no dia da Primeira Romaria de Nossa Senhora de Lurdes, que aconteceu em fevereiro deste ano.

Para a Romaria, foi preparado um bordado rico em detalhes que retratou Nossa Senhora de Loures na gruta com Santa Bernadete. “Foi um momento muito especial, ainda mais por ser a primeira Romaria. Já preparamos muitas peças, mas essa é especial. Nós elaboramos a capa por mais de um mês. Foi uma emoção muito grande, ver todo esforço em uma peça tão única. Como Jesus faz mais com o nosso sim. Temos um sonho, as vezes pensamos que não somos capazes e Jesus deixa ainda mais bonito, foi muito precioso esse momento,” finaliza.