Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero

18 Jun 2020
Foto: Vera Forastieri

Na celebração do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja, em todo o mundo, dedica orações pela santificação do clero. Uma oportunidade para cada fiel rezar pelos padres e bispos.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero surgiu em 1995 e foi instituído por São João Paulo II. A data convida todos os cristãos a rezarem pelos sacerdotes, de maneira especial por aqueles que exercem o ministério dentro do próprio território paroquial.

“O sacerdócio também participa do sacrifício, doar de si próprio, entrega para o reino de Deus, ser sinal de luz. O sacerdócio é um dom de Deus concedido a cada um de nós. Para viver esse dom, precisamos de uma vida de oração. Rezar diante das tentações, perseguições das fraquezas que todo ser humano passa. O padre diante da sua missão ele tem também as suas limitações. Por isso a oração, esse encontro, diálogo com Deus. Para viver esse dom precisamos mais do que nunca uma vida de oração e que todos rezem por nós,” detalha o padre Noel Ribeiro assessor do apostolado da oração da Diocese de Apucarana.

Segundo o padre é preciso também orar pelas vocações. “As vocações estão cada vez mais escassas diante de toda realidade do mundo, por isso a oração, para que possa elevar o sacerdócio cada vez mais essa santificação, diante disse levar a muitos e muitos o desejo de se colocar a serviço do reino de Deus. É preciso orar pelas vocações, para tocar no coração de outros para que possa sentir esse chamado,” finaliza.

A celebração do Dia do Sagrado Coração de Jesus e do Dia Mundial de Oração e Santificação do Clero vai acontecer na sexta-feira (19) e terá transmissão ao vivo a partir das 20h30, direto da capela do Seminário Maior de Filosofia São João Maria Vianney, pelas páginas do Facebook:
 * SAV - Diocese de Apucarana;
* Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney;
* Diocese de Apucarana.

Confira a Oração pela Santificação do Clero:

Senhor, pelo amor infinito que tendes à vossa Igreja, humildemente vos suplicamos que santifique nossos irmãos presbíteros. Hoje, mais do que nunca, precisamos de santos sacerdotes, que nos façam sentir necessidade de vós e saudades do céu. Revivei neles, mais uma vez, com a vossa palavra, com as vossas virtudes, com vosso coração.
Partilhai com eles o vosso amor à cruz, para que sejam pobres e humildes como vós, puros como a hóstia que seguram, e fortes como os mártires  de todos os tempos.
Tornai-os vossos íntimos e confidentes, de tal modo que aproximando- nos deles, possamos reconhecer-vos, rever a vossa mansidão nos trabalhos de seu ministério e regozijar-nos novamente com a vossa santa bondade em cada gesto de sua pessoa. Em troca de tão grande favor, prometendo-vos cumprir mais fielmente vossa santa vontade e, sobretudo, abraçar todo dia, com amor, a cruz que vós nos ofereceis, pedimos-vos: escutai-nos Senhor.
(São João Paulo II)

Fonte da oração:  Devocionário Vocacional.