Coordenação Diocesana de Catequese divulga comunicado

25 Jun 2020
0

A Coordenação Diocesana de Catequese divulgou um comunidanco informando que em meados de julho, a equipe Diocesana disponibilizará, através do canal D.A TV, no Youtube, dentro do quadro “De Catequista para Catequista” e também do site D.A online, o curso: “Formação Permanente para Catequistas da Diocese de Apucarana”. 

Em breve também, segundo a coordenação, será disponibilizado através do canal do Youtube D.A TV, uma série de vídeos direcionados a todos os catequizandos de nossa Diocese através do novo quadro “Conecta Catequese”. Os vídeos poderão ser usados como pontos de reflexão para a catequese doméstica nesses tempos de Pandemia. 

Confira na intergra o comunidado divulgado pela coordenação: 

Diante de tantas situações adversas que a humanidade tem experimentado trazemos à memória as palavras de Paulo dirigidas ao povo de Corinto: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! Ele nos consola em todas as tribulações para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação” (2 Cor 1, 1-2). Sim, o Senhor nos consola e, nesses últimos meses, temos tido tribulações que nos eram desconhecidas. Tivemos nossas vidas afetadas por um vírus que nos fez rever hábitos, vida social, trabalho, estudos e modificou também a forma como nos relacionávamos com Deus e com os irmãos em nossas comunidades

A catequese é essencial na vida da Igreja, pois é o “lugar” da partilha da fé com os que desejam iniciar sua vivência cristã. Diante dos obstáculos que surgiram levamos a catequese para dentro dos lares e pudemos perceber como essa experiência é rica e frágil. Rica porque nos aproximou das famílias e as vimos unidas na oração e no afeto. Frágil porque nos mostrou que os meios virtuais não atingem a todos os nossos catequizandos e muitos se mostraram desanimados e desinteressados. Nada pode substituir a convivência e o crescimento num grupo que deseja conhecer mais e melhor a Jesus. 

Temos imensa gratidão pelo empenho de vocês, catequistas, em encontrar novas formas de evangelizar, novas experiências de contato, de partilha e oração com seus catequizandos e suas famílias. Aproveitamos para pedir que continuem com esse empenho, pois ainda não temos previsão de quando acabará o período de distanciamento social. 

Diante de muitos questionamentos que nos chegam, a Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética, reunida por vídeo conferência no último sábado, 13 de Junho, com Dom Carlos optou por estabelecer novas orientações e relembrar aquelas já mencionadas anteriormente.

Diante de tantas mudanças precisamos ter em mente que estamos tendo uma grande oportunidade de entender o sentido e o processo da catequese que sempre sonhamos: QUERIGMÁTICA e MISTAGÓGICA. Em que a experiência do encontro com Cristo e do encantamento que esse encontro desperta, traz o desejo de viver como discípulo de Jesus e testemunhar seu evangelho durante toda a vida. Temos a oportunidade de deixar de lado a catequese pensada como uma grande escola doutrinal em que a celebração do sacramento significa o fim do processo, a formatura e não o caminho para assumir um compromisso de vivência da fé. 

Vamos aos pontos: 

1. Por orientação da CNBB em documento publicado no dia 21 de maio, “as atividades de catequese e outras ações formativas continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos ou se seguirá a orientação do bispo diocesano”;

2. As comunicações com os catequizandos precisam e devem continuar;

3. É necessário relembrar que não se trata de “Catequese on-line”, nem “Educação da Fé à distância”. A Catequese é um processo de Iniciação à Vida Cristã que só é possível em comunidade e unidade.

4. Esse é um momento especial em que podemos chegar aos catequizandos e suas famílias com breves reflexões e momentos de oração.

5. Deve ficar claro também que as iniciativas adotadas não substituem o Itinerário proposto pela paróquia e nem os materiais adotados. Estes serão retomados quando for possível reiniciar os encontros presenciais.

6. Queremos que todos os coordenadores, catequistas, catequizandos e suas famílias fiquem tranquilos com relação aos tempos e etapas da catequese. Não temos que cumprir calendários e, obrigatoriamente, terminar as etapas em Dezembro. Educação na fé é processo contínuo e a Igreja tem toda a liberdade para adequar-se às necessidades.

7. É preciso conscientizar as famílias de que, uma vez aderidos a Cristo, seremos eternamente catequizandos, discípulos aprendendo com o mestre.

8. Para as celebrações do sacramento da Eucaristia das turmas que já estavam com o processo de formação em conclusão (terminaram a terceira etapa e estavam somente aguardando o período pascal), poderão ser estabelecidas novas datas para suas realizações, assim que forem permitidos os encontros presenciais. Casos especiais devem buscar orientação com o padre ou com a coordenação diocesana.

9. As celebrações do sacramento do Crisma precisarão ser reagendas e ainda assim, será necessário que a catequese volte a normalidade para que as decisões sejam tomadas.

10.As celebrações da Primeira Eucaristia e da Crisma deverão seguir as “Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID – 19”, documento de 21/05/2020, já encaminhado aos padres.

11.Quanto ao reagendamento da Crisma, a Coordenação Diocesana, entrará em contato com todas as coordenadoras paroquiais para essa ação;

12.Sobre o retorno das atividades catequéticas, que ainda não tem data prevista, estamos estudando a possibilidade da organização de um itinerário único para toda diocese.

13.Aos coordenadores pedimos que incentivem seus catequistas em seu processo formativo, indicando estudos, leituras, orações e a prática da Leitura Orante da Palavra.

14.Quanto à formação permanente de catequistas, sugerimos que as que estavam programadas na paróquia possam acontecer através dos canais midiáticos. Muitos aplicativos foram disponibilizados para que encontros com muitas pessoas possam ser realizados virtualmente.

15. Os encontros decanais e diocesanos que estavam programados para acontecer em 2020 estão cancelados.

16. Em meados de Julho, a Equipe Diocesana disponibilizará, através do canal D.A TV, no Youtube, dentro do quadro “De Catequista para Catequista” e também do site D.A online, o curso: “Formação Permanente para Catequistas da Diocese de Apucarana”. Em breve serão enviadas mais informações sobre o conteúdo e como será realizado.

17. Em alguns dias será disponibilizado através do canal do Youtube D.A TV, uma série de vídeos direcionados a todos os catequizandos de nossa Diocese através do novo quadro “Conecta Catequese”. Esses vídeos (pedido especial de Dom Carlos) poderão ser usados como pontos de reflexão para a catequese doméstica nesses tempos de Pandemia.

Na certeza de que estaremos todos conectados com nossa missão de catequistas, procurando servir a Cristo na pessoa dos nossos irmãos, tranquilos de que esse momento passará e que aprenderemos muito com ele e, acima de tudo, cuidando e preservando a vida, nos despedimos desejando que a paz de Deus reine em seus corações. 

Dom Carlos José de Oliveira - Bispo Diocesano

Padre Leandro Manoel de Souza - Assessor Diocesano da Catequese 

Virginia Feronato - Coordenação Diocesana de Catequese

 

 


Comentários