SAV divulga testemunho do Seminarista Valdinei Sutil

08 Jul 2020

O SAV, Serviço de Animação Vocacional divulgou o testemunho do Seminarista Valdinei Sutil. Um relato de fé e devoção.

Confira:

Vocação é um chamado para seguir de uma forma específica Jesus. Assim sendo, falar da nossa história vocacional é fazer memória deste chamado, ou seja, de como se deu em nossa vida a escolha de um caminho específico de seguimento, no meu caso, através de uma consagração especial a Deus pelo sacerdócio.

Eu sou o @Valdinei Sutil Crispim e essa é minha história:

?Para a minha escolha de servir à Deus de maneira específica pelo sacerdócio, foi fundamental a religiosidade de minha família, que desde que tenho consciência de si, me lembro de ser muito católica. Segundo minha mãe, está vontade de uma consagração especial, surgiu em mim muito cedo, principalmente por acompanhar as missas do padre em nossa comunidade na cidade de Candido de Abreu. Tal desejo, porém foi esquecido na minha adolescência e juventude, apesar de nunca se afastar por completo do seguimento religioso.

?Principalmente no início de minha idade adulta outras preocupações povoaram minha cabeça. Sempre muito focado no trabalho, deixei de lado as preocupações religiosas. Estas, porém nunca deixaram o meu contexto familiar, sendo alimentado por meus pais e alguns de meus irmãos. Neste período de afastamento de um contato mais próximo com a religião, me levou a supervalorização do material, e me colocou numa busca incessante de crescimento financeiro e prosperidade material. Busca não muito frustrante, pois percorri o caminho com certo êxito.

?No entanto, nas crises próprias de uma juventude inquieta, fui percebendo o quanto é vazio uma vida em que se vive em busca de bens materiais. Quão vão seria o fim deste caminho, mesmo que ele fosse completamente um sucesso. Aqui senti verdadeiramente a necessidade de devotar a minha vida a algo maior, algo que transcenda o meu egoísmo, e que vá de encontro ao outro. Acredito que este foi o momento fundamental de minha vida onde tomei consciência do verdadeiro caminho que queria seguir. Vejo a ação de Deus em várias situações de minha vida que possibilitou que eu chegasse a está compreensão e desse o passo fundamental de minha vida, onde deixei tudo e me propus a seguir Jesus da forma como faço hoje. Quando olho para trás e rezo minha vocação, vejo a ação de Deus que, com paciência, me conduziu para que eu compreendesse verdadeiramente o que queria da vida, e qual vida valeria a pena ser vivida.