SAV divulga testemunho do Seminarista Edivaldo Reis

10 Jul 2020

O SAV, Serviço de Animação Vocacional divulgou o testemunho do Seminarista Edivaldo Reis. Um relato emocioante cheio de fé e esperança.

Confira:

"Olá. Salve Maria.

Eu me chamo Edivaldo Reis, tenho 27 anos e no próximo dia 31 serei ordenado Diácono para o serviço da Igreja particular de Apucarana. Nasci em Santa-Fé e aí fui batizado, contudo aos seis anos de idade minha família se mudou para Pitangueiras e esta passou a ser nossa cidade, pequena em tamanho, mas como seu hino expressa: grande na fé.

No seio de minha família, pai, mãe e avó, foi que cresci e aprendi os valores que fazem a vida valer verdadeiramente a pena, eles foram meus primeiros catequistas e grandes exemplos, embora não fossem eles “engajados” na Igreja e nem precisava ser. Minha mãe conta que eu ainda nem falava direito, já dizia que seria “padi”, mas como não lembrava, nunca levei a sério isso. Recordo-me das novenas na rua, das missas, de passar em frente a casa do diácono que chamavam carinhosamente de “Mané Padre” e pensar que padre era imortal, tudo isso antes dos seis anos.

?Deus em pequenos sinais foi marcando minha história. Logo que fomos morar em uma fazenda em Pitangueiras, na lavoura de café, começamos a participar dos terços que aconteciam cada sábado em uma casa diferente e esta foi minha igreja: simples, mas de profunda fé. Quando o rezador da fazenda se mudou de lá, era eu que com uns nove anos conduzia nossas rezas e ia sendo formado interiormente por Deus.

?Tudo isso sem deixar de ser uma criança normal de então que brincava, brigava, assistia muita tv, tacava fogo no pasto. Muito tímido na escola, mas cercado de pessoas especiais que me ajudaram a ser mais leve, sem deixar de ter notas boas.

Voltando a parte religiosa. Comecei a fazer a catequese e o que para muitos é uma mera obrigação, para mim era uma alegria. No ano de ser crismado nos mudamos da fazenda para a cidade e a partir daí podia participar da Igreja sem muito sacrifício, contudo participava da catequese, das missas e do grupo de vivencia e só. Neste contexto o Pe. Adriano Ferreira foi fazer seu estágio pastoral para suas ordenações diaconal e presbiteral em minha cidade. Certa feita ele me convidou para conhecer o Seminário de nossa Diocese e a partir daí passei a pensar seriamente em responder à vontade de Deus como padre.

Participei de encontros vocacionais por quatro anos (é, eu sou não a pessoa mais fácil do mundo kkkk), conheci outras realidades dentro da Igreja, até no ano de 2012 ingressar em nosso Seminário Propedêutico. Confesso que foram muitos os desafios, entretanto dia após dia renovava entre os erros e acertos, meu desejo de servir a Deus. Foram até aqui, oito anos de formação, nos quais foram muitos os aprendizados, o crescimento humano e espiritual, as amizades que Nosso Senhor colocou em meu caminho a fim de torna-lo mais agradável.

Agora, às vésperas da ordenação Diaconal, louvo a Deus que deu os meios que me eram necessários para chegar aqui. Hoje compreendo que a cada um de nós Deus tem um campo onde responder à vocação cristã à santidade. Tenho discernido cada vez mais e a Igreja por meio do sr. Bispo e demais formadores tem confirmado, que este é o meu campo de santificação pessoal e não só isso, por meio da ordem diaconal, serei configurado ao Cristo servidor, que se fez instrumento de santificação.

Aos que ainda não responderam a Deus sobre o campo em que Ele o quer, convido a pensar na possibilidade de vocação presbiteral ou religiosa. Sem esperar grandes sinais, mas as suaves indicações que Deus te faz a cada dia, no lugar mesmo em que você está, por meios das pessoas mais improváveis. Tenho a certeza que não te faltará os meios para uma resposta generosa. A boa Mãe de Deus e nossa nos acompanhará sempre. Peço ainda que reze por mim."