Vida Religiosa Consagrada

16 Ago 2020

Estamos no mês de agosto, no qual dedicamos a reflexão das vocações existentes na Igreja. Neste terceiro domingo a Igreja convida os fiéis a falar, rezar e refletir a vocação á Vida Religiosa Consagrada, os consagrados presentes no mundo, são uma presença que marca a história da Igreja e da sociedade num todo contribuindo na evangelização com suas obras missionarias, educativas, saúde, caridade. A vida consagrada tem a missão desafiadora de ser presença na Igreja e na sociedade sendo sinal visível do Reino de Deus entre os irmãos.
 Pela consagração religiosa nós consagrados (as) colocamos no centro de nossas vidas, não as coisas passageiras, mas sim as perenes sendo testemunhas da vida e da presença de Deus no coração da humanidade.
O Papa Francisco desafia os religiosos a uma “Igreja em saída”. É preciso que os consagrados, estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é viver a fraternidade, acolher a vontade de Deus e caminhar juntos em união, na comunidade de fé.  Este dizer do Papa é um apelo para a Vida Consagrada, na sua missão Apostólica, conforme o Carisma e a missão da Congregação.
Em resposta a vida consagrada é chamada a ser testemunho alegre da força do amor de Deus que nos chamou e nos consagrou para doar nossa vida em favor dos irmãos; vivenciando a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que é Dele. E na gratidão a Deus pelo Chamado e pela graça do Sim almejando a   fidelidade como proposta para melhor servi-lo. E buscam na Palavra de Deus, na Eucaristia o sustento para missão apostólica e sentido da Vida Consagrada. A Comunidade Religiosa e Fraterna é o lugar de encontro, acolhida, partilha e solidariedade.

Jovem!  Você que busca um sentido para sua vida, está aberto ao chamado de colocar-se a serviço de Deus na Igreja, deixando-se encontrar por Cristo que conta com você? Em nossa Igreja Diocesana, há inúmeras Congregações Religiosas com carismas diversos. Todas nascidas pela ação do Espírito Santo e confirmadas pela comunidade de fé. Você deseja conhecê-las? O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional são espaços que podem ajudar você em seu discernimento”.

Ir. Loreci Walter ASCJ- Cordenadora da CRB, Diocese de Apucarana.

SAV-Serviço de Animação Vocacional, Diocese de Apucarana.
Costruindo a Cultura Vocacional.
#savdeapucarana