Dia dos Leigos

23 Ago 2020

O quarto domingo do mês de agosto, no Brasil, é dedicado aos leigos. Mas, quem são eles? Qual sua missão? Com a palavra, o Concílio Vaticano II: “Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos que não são membros da sagrada ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, da função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo.” (LG 31)
Quando falamos de leigos e leigas, falamos da imensa maioria dos fiéis que, junto com os ministros ordenados e os religiosos e religiosas, compõem o Povo de Deus, a Igreja convocada e reunida pelo Senhor; falamos de pais e mães de famílias, de trabalhadores e trabalhadoras, de crianças, jovens, adultos e idosos que vivem sua fé com zelo e dedicação, ocupando-se dos trabalhos do mundo e da Igreja. Falamos de você, querido irmão, querida irmã, que reza, trabalha, participa da vida de sua paróquia, de sua diaconia, das diversas pastorais, movimentos e associações e que, a seu modo, torna Cristo presente no mundo.
Recorda-nos o Concílio: “Os leigos, participantes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, compartilham a missão de todo o Povo de Deus na Igreja e no mundo. Realizam verdadeiramente apostolado quando se dedicam a evangelizar e santificar os homens e animar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho, de maneira a dar com a sua ação neste campo claro testemunho de Cristo e a ajudar à salvação dos homens. Já que é realmente característico do estado leigo viver em meio ao mundo e aos negócios seculares, são eles chamados por Deus para, abrasados no Espírito de Cristo, exercerem o apostolado a modo de fermento no mundo.” (AA 2)
Ao celebrarmos o dia dos leigos, rendamos graças a Deus, nosso Pai, por sua ação no mundo através de tantos homens e mulheres comprometidos com o Evangelho da vida e da alegria. Nesta ocasião, aproveitamos também para manifestar nossa gratidão a todos os leigos e leigas, empenhados em seu apostolado. A Santíssima Virgem Maria e seu esposo, São José, leigos e pais da Sagrada Família, intercedam por todos vocês junto a Jesus. Sejam eles exemplo de entrega confiante a Deus e de dedicação ao próximo!

Pe. Leandro Manoel de Souza
Secretário Executivo da Ação Evangelizadora
SAV- Serviço de Animação Vocacional, Diocese de Apucarana.
Construindo a Cultura Vocacional.
#savdeapucarana