Igreja destaca a vocação do Catequista

29 Ago 2020

No encerramento o mês das vocações, a Igreja destaca a vocação do Catequista, homens e mulheres que assumiram sua vocação em nossas comunidades com a missão de preparar crianças, jovens e adultos para os sacramentos e, mais do que isso, para serem testemunhas vivas de Jesus Cristo e do seu evangelho por onde passarem (cf. DNC 242).

Todos nós certamente trazemos na memória a lembrança de algum catequista. Aquela pessoa que na sua simplicidade nos conduziu, depois de nossos pais, nos caminhos da fé. Eles nos ensinaram a reconhecer Jesus Cristo na vida, nas pessoas e na Sagrada Eucaristia e fizeram com que nos apaixonássemos pela história e pelos ensinamentos do filho de Deus.

O recém-lançado Diretório para Catequese coloca que o [...] “chamado pessoal de Jesus Cristo e a relação com Ele são o verdadeiro motor da ação do catequista: Desse amoroso conhecimento de Cristo nasce irresistível o desejo de anunciá-lo, de ‘evangelizar’ e de levar outros ao ‘sim’ da fé em Jesus Cristo” (DC 122), ou seja, da experiência de seu encontro pessoal com o amor do Cristo o catequista deseja ser mediador do encontro amoroso de seus catequizandos.

Reconhecer esses cristãos como anunciadores da palavra de Deus é uma tarefa permanente da Igreja. Permanente também é a tarefa de incentivar, motivar e rezar por essa vocação. Catequese não é trabalho na igreja é testemunho de fé na ternura de Deus.

Amado e amada catequista, que a ternura que vocês trazem nas mãos, que ternura das suas palavras e das suas ações façam o coração de Cristo ser visto e ser sentido por tantas pessoas sedentas de um razão maior em suas vidas.

Que o Senhor abençoe sua missão, sua vocação.

Serviço de Animação Bíblico-catequético.

Virginia Feronato – Coordenadora Diocesana.

Júlio Cesar Martins- Coordenador Decanato Apucarana.

SAV- Serviço de Animação Vocacional, Diocese de Apucarana.

Construindo a Cultura Vocacional