Bispo prepara os fiéis para o dia das eleições

13 Nov 2020
0

O Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira, lança mensagem oficial com conselhos e orientações para os fiéis a respeito do processo democrático das eleições 2020, para vereadores e prefeitos. Vale ressaltar que o território da Diocese de Apucarana abrange cerca de 36 munícipios e quase meio milhão de habitantes e boa parte irão demonstrar sua cidadania nas urnas escolhendo seus representantes pelos próximos 4 anos. 

Confira a mensagem na íntegra: 

A Hora de Votar!

 Estamos às vésperas das eleições municipais. Agora é momento para rezarmos e discernirmos em quem votar. A sociedade alcançará a verdadeira e real igualdade quando houver uma política que busque erradicar a desigualdade social, material e pública. Essas eleições podem significar um novo começo para uma sociedade melhor, mais tolerante e justa. Esse recomeço passa, necessariamente, pelo voto de cada cristão eleitor comprometido com a paz, a justiça e o bem comum das pessoas, a gestão de tudo o que é público e a administração de nossos municípios. Nesses tempos incertos e difíceis, onde vemos imperar a intolerância em todos os âmbitos da sociedade, que atinge, inevitavelmente, a família e, consequentemente, a Igreja como um todo, votar de forma consciente, de acordo com os princípios cristãos, pode trazer paz ao coração e a sensação do dever cumprido ao exercer o direito ao voto. Lembremos que a Igreja é Santa, pois Cristo, a Cabeça é Santo, porém, é pecadora, pois é composta por homens e mulheres pecadores e imperfeitos e essa imperfeição tem levado a uma prática cristã cada vez mais banalizada, onde muitos querem adaptar a Palavra de Deus a seu modo de vida e pensamentos mundanos, se auto denominando católicos sem seguirem os preceitos e as Leis de Deus, ou seja, os princípios de Cristo. Essa banalização gera uma fé sem comprometimento com Deus, com o próximo e com a Igreja de Cristo. A Palavra nos ensina que Deus é o Senhor do Céu e da Terra, e toda criação está sob Seu Domínio, sujeita à Ele. Temos o livre arbítrio e toda escolha tem consequências, não apenas para nós, e sim para todos os afetados por essas escolhas. A Lei de Deus existe desde sempre e para sempre, para ser cumprida e vivida com fé, amor e obediência. Essa Lei também se aplica ao nosso voto. Há vários pontos que precisam ser analisados por cada eleitor antes de escolher definitivamente em quem votar. Alguns são: 
- O eleitor católico defende a vida e a família. Informe-se sobre a postura de seu candidato, se ele defende a vida humana desde a fecundação ao seu fim natural, se é contra a qualquer forma de aborto ou eutanásia e contra toda forma de desintegração da família. Mesmo sendo uma eleição municipal devemos sempre nos preocupar com a defesa da vida e família.
- O eleitor católico deve votar em candidato que tenha a ficha limpa, por isso a necessidade de verificar se não há envolvimento em algum tipo de corrupção ou atividades ilícitas.
- O eleitor católico deve votar em candidatos que se comprometam com a dignidade humana, sem discriminação de raça, religião ou situação social. Assegure-se de que seu voto seja para aquele que lute pelos direitos de todos e não de alguns privilegiados dele. É preciso estar atento a candidatos que tenham preconceitos contra qualquer religião, ou sejam inimigos da fé católica, podendo, se eleitos, prejudicar a Igreja Católica.
- O cristão não vota com segundas intenções ou em troca de vantagens: aceitar “doações em dinheiro, bens materiais ou qualquer tipo de benefício” é atitude ilícita. Quem vende seu voto, vende sua dignidade e perde o direito de cobrar por promessas não cumpridas.
- O cristão não deve jamais anular seu voto ou votar em branco, isso é omissão. Sempre há uma opção.
- Mesmo em tempo de pandemia, tomando-se os devidos cuidados, ninguém deve deixar de votar. A ausência do cristão enfraquece a democracia e dá vez aos oportunistas.
- Não reeleja os que não cumpriram seus deveres básicos como representantes legais dos direitos do povo, ou que foram coniventes com atitudes ilegais. Lembre-se de que quem se cala diante de injustiças sociais, atua a favor de quem comete a injustiça.
- O eleitor cristão deve pedir a iluminação do Espírito Santo para votar de acordo com os valores e princípios cristãos e pedir o Dom do discernimento para não cair nas armadilhas das fakenews, das propostas mirabolantes e irrealizáveis. ‘Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme’ (Prov. 29,2).

Que Nossa Senhora de Lourdes nos ajude na edificação do Reino de Deus.

+ Dom Carlos José 
Bispo de Apucarana

Assessoria de Comunicação Episcopal 

#dioceseonline


Comentários