A Padroeira consoladora

11 Fev 2021

Hoje, dia 11 de fevereiro celebramos nossa padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Aquela que recebeu a graça de ser a Mãe do Salvador, foi nos dada, como Patrona. Ter Nossa Senhora de Lourdes como Padroeira da Diocese de Apucarana, significa que toda a Diocese está sob o cuidado, sob o olhar amoroso e sob a proteção da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa.

Ela, a intercessora, medianeira, dispensadora de graças, advogada em todas as horas de aflição, cuida com carinho materno de todos os filhos diocesanos. Aquela que ao ver que faltava vinho nas bodas de Caná intercedeu pelos noivos, também hoje, ao ouvir nossas súplicas, intercede junto a Jesus por nós. “Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lc 1, 48). Sim, bem-aventurada é a sempre Virgem Maria, Nossa Senhora de Lourdes que dá nome à Nossa Diocese de Apucarana. Nossos corações deveriam vibrar intensamente e nossos lábios, sem cessar, proclamar: ‘És bem-aventurada, ó doce Virgem Maria’, pois temos uma Mãe no Céu que cuida da nossa Família Missionária Diocesana, olha por nós, nos ouve e leva nossas súplicas ao Filho Jesus. Sejamos gratos por essa tão grande bênção de Deus, que nos colocou sob a proteção materna.

É imensamente consolador saber que Nossa Senhora, nossa Padroeira, vela com amor por toda a grande Família Missionária Diocesana. Nossa Diocese está envolvida pelo manto protetor da Virgem Maria. Ao aparecer em Lourdes, na França, Nossa Senhora se faz anúncio do amor misericordioso do Pai pelos filhos, que, através Dela, nos alerta sobre a necessidade urgente de oração e conversão. Também hoje, aqui, nesse tempo tão difícil de perdas, incertezas, medo e dificuldades gerados pela pandemia, é urgente que tomemos posse das graças contidas nas santas mãos de Nossa Senhora de Lourdes, cujo Coração Imaculado está voltado para nós, nossas necessidades, dores e sofrimentos. Ela, a nossa Mãezinha, está pronta a nos consolar, fortalecer e levar nossas necessidades ao Filho, para que Ele transforme a nossa água da desesperança em vinho de fé e de confiança.

A Senhora de Lourdes está sempre atenta a Cristo e aos homens: ao seu Filho Jesus, para suplicar-Lhe por nós; aos homens e mulheres para nos bendizer e levar-nos ao Filho, sustentando-nos em nossas aflições. Como esteve ao lado do Filho em sua Via Sacra, se mantém conosco, ajudando-nos a carregar nossa cruz. Jamais estamos sozinhos, temos uma Mãe Consoladora sempre pronta a nos consolar. Somos chamados por Ela, a Mãe de Deus e nossa, a fazermos do nosso coração uma gruta, onde possa brotar rios de águas puras, para que o Espirito Santo faça, também em nós, maravilhas de conversão, de anúncio do amor de Deus e de fidelidade ao chamado missionário.

É preciso falar dos homens a Deus, mas, mais urgente, é falar de Deus aos homens, para que todos conheçam e encontrem Jesus dentro de si mesmos, pois, batizados, Ele habita em nós. Nesse sentido, de sermos verdadeiramente morada de Deus, é que podemos suplicar a Nossa Senhora que nos ajude, intercedendo pelas necessidades da família diocesana, para que nossa Diocese seja inteiramente de Jesus Cristo, num constante caminhar rumo a Jerusalém Celeste. O desejo de Deus é salvar o mundo e santificar as almas, valendo-se da Virgem Maria como instrumento de intercessão, pois Ela é a Onipotência Suplicante e Templo da Santíssima Trindade, pois, ‘companheira na Paixão do Filho, tornou-se Cooperadora na Redenção da humanidade’. Inúmeros santos e santas que hoje veneramos devem sua santidade a ela, assim como tantos pecadores se converteram através de sua materna intercessão.

Também nós, filhos e filhas diocesanos de Nossa Senhora de Lourdes, somos chamados a nos voltarmos com mais confiança para Ela, nossa Padroeira, que tem nas mãos e no coração, infinitas graças para serem dispensadas aos que a Ela se entregam. Nossa Senhora é o caminho que nos leva a Jesus; o consolo que acalma nossa aflição; o porto seguro em nosso difícil caminhar; o colo que aquece quando o frio do desânimo envolve nosso corpo, é a alegria do reencontro com Jesus, que habitou seu ventre santo e deseja habitar nosso coração, através Dela. É para nós, Família Missionária Diocesana, que nossa Senhora de Lourdes diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
A nossa Padroeira, agora recorremos, dizendo: Nossa Senhora de Lourdes, vosso povo clama: socorrei e abençoai a Diocese de Apucarana!

+Dom Carlos José
Bispo de Apucarana