Missa marca início do período formativo da Diocese de Apucarana

15 Fev 2021
0

A Diocese de Apucarana recebeu no Seminário São João Maria Vianey, dez novos jovens, que neste ano cursarão o propedêutico. Momento marcado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Carlos José de oliveira e concelebrada pelos formadores Padre Leandro Manoel de Souza, Reitor, Padre Alberto Martins e Padre Lucas Azzopardi.

A formação dos futuros padres inicia-se com a entrada no Seminário e a primeira etapa do Seminário chama-se Propedêutico. Propedêutico significa “preparação, período preparatório”. Isso quer dizer que a primeira etapa da formação dos futuros padres, leva esse nome pelo fato de preparar para as etapas seguintes (etapa discipular e etapa configurativa), é o início da formação inicial do candidato ao presbitério.

A partir do novo documento da formação (Ratio Fundamentalis, de 2016) o Propedêutico se tornou uma etapa necessária e obrigatória, tendo identidade e proposta formativa específicas. O Seminário Propedêutico tem duração de um ano, se não for solicitado algo diferente ao candidato. Para ingressar no Seminário é necessário um acompanhamento prévio feito por meio dos encontros vocacionais.

“O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria. O objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o desenvolvimento da dinâmica do dom de si na experiência paroquial e caritativa” (Ratio, n. 59).

A Diocese de Apucarana acolhe com alegria seus novos propedeutas, e reza, para que este período tão importante, seja vivenciado com muita dedicação para o melhor aproveitamento de cada um desses jovens.


Comentários