Morre aos 86 Bispo Emérito de Foz do Iguaçu

22 Fev 2021

A Diocese de Apucarana, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Dom Laurindo Guizzardi, Bispo Emérito de Foz do Iguaçu.

Nos unimos a todos os fiéis da Igreja Particular de Foz do Iguaçu, clamando a Deus o conforto a todos amigos e parentes de Dom Laurindo.

Dom Laurindo, bispo Scalabriniano

Nascido em 7 de julho de 1934, em Nova Bassano (RS), dom Laurindo era religioso da Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecidos como Scalabrinianos ou Carlistas. Fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1953. Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Sua ordenação presbiteral foi em 20 de dezembro de 1959, em Roma, na Itália.

Antes do episcopado, atuou como professor, vice-reitor e reitor do Seminário Menor de Guaporé (RS), conselheiro provincial (1969-1972); superior provincial da Província do Sul (1973-1974); vigário geral e 1º conselheiro geral da Congregação dos Missionários de São Carlos (1975-1980); e reitor do Seminário Interprovincial Carlista de Curitiba-PR (1981).

Em 10 de fevereiro de 1982, foi nomeado bispo de Bagé (RS). A ordenação foi em 18 de abril daquele ano, em Nova Bassano (RS). Escolheu como lema Omnia propter electos (Tudo pelos eleitos). Neste primeiro período como bispo, também foi consultor da Pontifícia Comissão para a Pastoral das Migrações e, a partir de 1995, atuou também como membro do Serviço Pastoral dos Migrantes e encarregado da Pastoral dos Brasileiros no Exterior. Em 2001, foi nomeado bispo de Foz do Iguaçu, missão que exerceu até o dia 20 de outubro de 2010. No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia, por limite de idade.

Dom Carlos José de Oliveira
Bispo de Apucarana