Padre Lucas Azzopardi celebra Jubileu de Ouro Sacerdotal

14 Mar 2021
0

A Diocese de Apucarana está em festa!

O Padre Lucas Azzopardi, celebra neste domingo (14), o aniversário de 50 anos de ordenação sacerdotal. Esse querido missionário Maltês, já exerce seu ministério há 42 anos em terras brasileiras, passando por diversas cidades e todas com histórias muito interessante, que pode ser conhecida no livro “Celebrando a Vida”, que foi lançado na programação deste jubileu. Neste livro, onde conta suas experiências e trabalhos pastorais realizados em Malta e nas paróquias da Diocese de Apucarana por onde passou. O livro é dividido em Capítulos e tem, no final, uma seleção de fotos que acompanham o texto. No Capítulo 10, o Autor inclui uma Mensagem do Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais quando diz que "O ser humano é, por natureza, um narrador.” experiências pastorais vividas, por oito anos, na Ilha de Malta, sua terra natal e, depois, no Brasil, por 42 anos, sendo 35 como pároco em diversas paróquias da Diocese de Apucarana.

Esse livro é fruto de pesquisas e memórias.

 

Vida

O Padre Lucas Azzopardi nasceu no dia 31 de março de 1946, em Rabat, na Ilha de Malta. Nessa cidade, há uma gruta onde o grande Apóstolo Paulo ficou prisioneiro e converteu para o Cristianismo uma comunidade, considerada uma das mais antigas do mundo. Esse evento é descrito nos Capítulos 27 e 28 dos Atos dos Apóstolos, especialmente nos Atos 28,1-12. Essa gruta é uma pérola preciosa no Santuário Nacional. Aos 16 de maio de 1990, a gruta foi visitada pelo Papa João Paulo II e, aos 27 de abril de 2010, pelo Papa Bento XVI, como parte das festividades do Ano Paulino (2009/2010). O Papa Francisco também havia marcado uma visita para 31 de maio de 2020, mas infelizmente foi adiada sine die por causa do surgimento do Corona Vírus.

Naquela cidade, o Padre Lucas foi criado, batizado, cursou Filosofia e Teologia e se ordenou Sacerdote. Estudou o 1º e 2º Graus, primeiro na Escola Municipal em Rabat e, depois, no Colégio Alberto Magno, em Valletta, a Capital da Ilha onde os Dominicanos têm uma grande Igreja de São Domingos e um convento, também muito grande.

 

Vida Dominicana

Com 18 anos, sentiu o chamado para abraçar a Ordem Dominicana e entrou para o Noviciado. Fez três anos de Filosofia e quatro de Teologia no colégio São Tomás de Aquino em Rabat onde os Dominicanos têm o maior convento da Ilha de Malta.

Aos 25 anos, foi ordenado Sacerdote - com mais seis colegas malteses - em Rabat, no dia 14 de março de 1971, na Igreja dos Franciscanos Menores, considerado Santuário Nacional de São José, pelo Arcebispo de Malta, Dom Miguel Gonzi, por ocasião dos cem anos (1º Centenário) do Patrocínio de São José, quando este foi declarado Patrono da Igreja.

Logo após a Ordenação, foi transferido para a Paróquia e Basílica de São Domingos, em Valletta, Capital da Ilha, e cidade turística, onde trabalhou por oito anos. Ali, sentiu o chamado de Deus para ser missionário no Brasil, onde os Dominicanos já tinham várias Paróquias no Paraná (Londrina, Faxinal, Ponta Grossa e Matinhos). E diz o Padre Lucas: “Eu queria ter uma nova experiência, de como vive a Igreja Católica no Brasil, enriquecendo, assim, minhas experiências pastorais. Na verdade, de início, eu queria ficar apenas uns três anos e, depois, retornar a Malta, mas acabei gostando e amando tanto o Brasil que acabei ficando por aqui e agora já se vão 42 anos... e nunca me arrependi por ter tomado essa decisão conforme se narra no livro ‘Celebrado a Vida”.

Em 1976, escreveu o livro “Rosário Bíblico”, divulgado em Malta e, publicado pela Editora Vozes de Petrópolis/RJ, em Português (para o Brasil). Nesse livro, já em 1976, o Padre Lucas introduziu cinco novos mistérios da Vida Pública de Jesus. Mais tarde, aos 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II proclamou o Ano do Rosário e, num documento sobre esse tema, lançou e acrescentou cinco mistérios ao Rosário, conhecidos como os Mistérios da Luz, ou Mistérios Luminosos, dos quais, três deles já constavam do livro do Padre Lucas, publicado em 1976, conforme descrito no Livro “Celebrando a Vida”, na página 111.

 

Vida Missionária

No dia 30 de outubro de 1979, na Capital Valletta, o Padre Lucas presidiu a Missa de Despedida, e do Envio, para as Missões no Brasil, missa essa concelebrada por 20 padres. No dia 11 de novembro daquele ano, chegou ao Brasil, permanecendo por um ano na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Recreio, em Londrina/PR. Depois de seis anos como Dominicano, no ano de 1985, o Padre Lucas é incardinado à Diocese de Apucarana, assumindo como pároco, primeiro na Paróquia de Guaraci e, depois, em outras paróquias de vários municípios dentro da Diocese de Apucarana.

No dia 02 de fevereiro de 2010, o Pe. Lucas recebeu o convite para ser Cônego Honorário da Paróquia e Basílica de São Paulo Apóstolo de Rabat, em Malta. O Título, entrementes, só seria concedido com a aprovação do Bispo de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori que o aprovou, sem restrições. Assim, a Arquidiocese de Malta lhe concedeu o Título de “Cônego Ad Honorem”, conforme sobejamente descrito no seu livro “Celebrando a Vida”.

Em 2016, o Bispo Diocesano da época, de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, fez uma visita a Malta para agradecer à família do Pe. Lucas pela oferenda de seu filho à missão no Brasil e, em especial, na Diocese de Apucarana. Na oportunidade, visitou a Gruta de São Paulo Apóstolo em Rabat. Como ele, também o atual Bispo Diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, procedeu visita de igual teor no ano de 2019.

Cópias deste livro (Celebrando a Vida) foram distribuídas nas Paróquias onde o Pe. realizou sua missão e, agora, também nas várias comunidades e diaconias da Paróquia Cristo Sacerdote onde é seu Vigário Paroquial por já longos sete anos.

Em Ação de Graças por todos os benefícios recebidos de Deus, seu livro está sendo distribuído gratuitamente, podendo ser adquirido por e-mail (lucas.rabat@gmail.com); pelo telefone celular (043-99966-9233); ou, pessoalmente, em Apucarana, indo ao IFA – Instituto Filosófico de Apucarana (Seminário São João Maria Vianney – Rua Dom Romeu Alberti, 50, Jardim Bela Vista, fone 043-3423.6811), ou à Paróquia Cristo Sacerdote (043-3423.7054); ou às Lojas Eclesiásticas, em anexo à Catedral.


Comentários