Plano Diocesano da Ação Evangelizadora; entenda

08 Mai 2021

No dia 1º deste mês, a Diocese de Apucarana lançou o 25º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. O padre Leandro Manoel de Souza, Secretário da Ação Evangelizadora, elaborou todo o documento que foi entregue ao Bispo Dom Carlos José de Oliveira. “No dia 01 de maio, no Santuário São José de Apucarana, foi promulgado por Dom Carlos José, nosso XXV Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PLADAE). Tal gesto foi muito significativo, pois ao comemorarmos São José Operário, no Ano de São José, tivemos a oportunidade de confiar ao pai da Sagrada Família nosso plano de ação, nossos sonhos e projetos diocesanos para os próximos anos”, disse padre Leandro.

Mas afinal? O que é o PLADAE? Padre Leandro explica: “Há décadas a Igreja no Brasil procura planejar suas ações, especialmente aquelas voltadas para a evangelização do nosso povo. O PLADAE, nesse sentido, visa unificar a caminhada pastoral de uma Igreja Particular (Diocese), tornando-a mais eficaz. As propostas elencadas pretendem ser respostas aos desafios suscitados pelo tempo presente. O PLADAE pretende colocar atividades diversas numa mesma perspectiva pastoral e evangelizadora, respeitando o jeito de ser das diversas comunidades. A união de forças, a organização dos trabalhos, as sugestões de ações pastorais, têm como grande objetivo anunciar Jesus Cristo, torná-lo conhecido e amado pelas pessoas que residem num determinado território. Da comunhão da Santíssima Trindade, deriva a comunhão da Igreja, a qual é, “em Cristo, como que o sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1). Nosso caminhar juntos (sinodalidade) já é uma forma, talvez a mais sublime, a mais eficaz, de evangelização. “Ser cristão implica, entre outros aspectos, viver em comunidade (At 4,32-33), estabelecendo vínculos muitas vezes mais fortes do que os laços de sangue (Lc 8,19-21)” (DGAE, Apresentação, p. 8). Ninguém pense o PLADAE como uma imposição externa ou um processo de uniformização de nossas comunidades paroquiais ou ainda como um elenco de tarefas e coisas que “devem” ser feitas num determinado período. Ao contrário, no nosso caso, PLADAE significa organização, seriedade no compromisso cristão de testemunhar Jesus Cristo, significa ainda, instrumento, auxílio, colaboração no processo de identificação dos fins e dos meios da evangelização. “A vivência cotidiana do amor fraterno em comunidade constitui uma forma privilegiada de testemunho cristão” (DGAE, 24)”.

O padre espera que o novo PLADAE seja acolhido, estudado e colocado em prática nas comunidades. “Seguindo as intuições do Papa Francisco, que nos apresentou a necessidade de compreendermos a Igreja como um hospital de campanha, e as orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023, buscamos estruturar nosso XXV PLADAE ao redor dos quatro pilares que sustentam nossa Igreja-casa: o pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária. As diversas pistas de ação elencadas no texto, foram agrupadas nesses pilares e têm como objetivo geral motivar, despertar, essencializar, em comunhão e comunicação, o nosso povo. A pandemia ofereceu-nos uma espécie de pano de fundo para nossas reflexões e para a determinação do elenco de ações a serem realizadas. Esperamos que nosso novo PLADAE seja acolhido, estudado e colocado em prática por nossas comunidades”, finaliza.