Confira o testemunho vocacional do seminarista Lucas Caetano da Silva

10 Set 2021

Salve Maria!
Sou o seminarista Lucas Caetano da Silva, me preparo para no próximo dia 10 de setembro receber a ordenação Diaconal em vista da ordenação Presbiteral.
Nasci em uma família simples e de muita fé na cidade de Ivaiporã, decanato sul de nossa Diocese de Apucarana. Lá vivi toda minha infância e início da adolescência. Na paróquia Santíssima Mãe de Deus recebi os sacramentos de Iniciação Cristã e comecei a dar meus primeiros passos no serviço da Igreja. Sempre tive o acompanhamento de meus pais, sempre engajados nas atividades pastorais da comunidade e assim, com eles, fui tomando gosto pelas coisas de Deus.
Minha caminhada vocacional iniciou muito cedo, desde muito pequeno, segundo meus pais já falava em ser padre. A partir da catequese e com o serviço de coroinha, foi crescendo cada vez mais a vontade de ser padre, de dedicar-se as coisas de Deus. Além do testemunho dos meus pais de vivência cristã, sempre foi muito marcante em minha caminhada vocacional a presença do então pároco, Pe. Romano Gnesotto, missionário italiano, de personalidade forte, mas muito simples, sempre atento as necessidades do povo, de um enorme amor por Jesus e por sua Mãe Maria Santíssima.
Assim, no cotidiano de uma criança normal: família, escola, catequese, brincadeiras, travessuras... foi crescendo o desejo de um algo a mais, de também dedicar a minha vida pela causa do Reino.
No ano de 2009 iniciei o acompanhamento vocacional no seminário de nossa Diocese e tive a oportunidade também de conhecer mais duas comunidades religiosas: os padres Marianos da Divina Misericórdia e os Escalabrinianos.
Depois deste tempo de discernimento e de ter conhecido também a Vida Religiosa, optei por ingressar no Seminário Menor Diocesano. Iniciei o processo formativo no dia 05 de fevereiro de 2010, uma longa caminhada de escuta da voz de Deus e discernimento vocacional.
Foram dez anos entre seminário menor, propedêutico, filosofia e teologia...tempo que marcou profundamente a minha vida e, das muitas experiências vividas, a certeza de que Deus sempre estava comigo. Deste período nasceram muitas amizades, seja na vida formativa, como nas diversas paróquias por onde passei, amizades que são verdadeiros sinais do amor de Deus. Hoje, me preparando para receber a ordenação Diaconal, posso dizer que valeu a pena!
Jovens, não tenham medo de responder com generosidade ao chamado do Senhor, não tenham medo de deixar tudo para seguir o Tudo em nossas vidas.

Seminarista Lucas Caetano da Silva

SAV- Serviço de Animação Vocacional, Diocese de Apucarana.
Construindo a Cultura Vocacional.
#savdeapucarana