"No coração de Nossa Senhora de Lourdes, todas as necessidades do povo diocesano."

27 Jan 2022

NO CORAÇÃO DA SENHORA DE LOURDES, TODAS AS NECESSIDADES DO POVO DIOCESANO
Disse então sua mãe aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  (Jo 2,5)
Neste ano, na comemoração de nossa Padroeira, nosso clamor à Santíssima Virgem será: Nossa Senhora de Lourdes, Mãe da Igreja, atendei nossa oração: consolai e fortalecei nosso coração! Somos uma Diocese imensamente agraciada por termos como Padroeira e intercessora Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos enfermos, a Mãe do Senhor, a Rainha do Céu e da terra. Benção maior não seria possível, pois, onde está a Mãe, está também o Filho, e por ambos, nada nos falta. Quanta bondade do Pai sobre cada um de nós! Por sua aparição em Lourdes, na França, onde, além de renovar o constante pedido de oração, penitência e conversão à toda humanidade, a Mãe alcançou a graça de fazer brotar água na gruta, como sinal de vida nova, gerando inúmeras curas físicas e espirituais a tantos que ainda hoje para lá se dirigem com fé e devoção. Também nós precisamos dessa água da vida, que jorrou na gruta de Lourdes e continua jorrando através do Coração amoroso da Mãe. Ah, temos tantas enfermidades: no corpo, na mente, na alma, nas famílias, nas comunidades e paróquias, nas diaconias e na sociedade em geral. A quem recorrer em dias tão difíceis? A Ela, à Mãe de Deus e da Igreja, Mãe nossa, que não desampara e, atenta às nossas doenças, está sempre pronta a interceder para aliviar nossas dores. O povo de Deus ainda vive fortes momentos de tribulações, incertezas e receios acerca das consequências pandêmicas que parecem não ter fim. Todos fomos e somos ainda instigados a questionamentos diversos sobre esse tema tão recorrente e presente em nossos dias já a quase dois anos e, até quando seremos acometidos por tal situação não o sabemos. Altos e baixos nos índices de infectados, novas variantes, problemas sociais e econômicos que afetam a todos, sem distinção e, bendito seja Deus, várias doses de vacinas imunizantes que nos garantem uma defesa interior quanto à letalidade desse vírus, que já nos tirou tantas vidas preciosas e insubstituíveis. Devemos nos defender com todos os cuidados sanitários fundamentais e essenciais para prevenção de nossa saúde e de nosso próximo e essa é a regra número um para cada cristão que ama a Deus e ao irmão, como ama a si mesmo. Porém, a maior defesa deve ser nossa fé, em Jesus que tudo pode e em Maria, a Senhora de Lourdes que tudo alcança. Diante desse quadro instável e exigente de precauções, mas repletos de fé e esperança, a 3ª Romaria Diocesana novamente acontecerá de forma diferenciada, mas não menos importante neste ano. A Romaria será grandiosa e forte, pois acontecerá no seio de cada Igreja Doméstica, formada por nossas famílias que, juntas em oração, estarão unidas aos padres, diáconos e ao Bispo Diocesano, pois onde dois ou mais estiverem unidos em oração, mesmo que distantes fisicamente uns dos outros, Cristo e a Senhora de Lourdes estão presentes. Toda prece, ação de graças e devoção chegarão ao Coração Imaculado da Senhora de Lourdes, Mãe da Igreja e nossa, que entregará ao Filho, como Mãe que não despreza um coração que a Ela se confia. A Romaria virtual, que se dará no dia 11 de fevereiro, será acompanhada pelos vários meios de comunicação, com transmissão ao vivo, não sendo um evento isolado ou paralelo em relação à Celebração do Dia da Padroeira Diocesana, visto que é uma verdadeira comunhão de corações que, juntos em oração, se unem ao Bispo Diocesano, padres e diáconos, com um mesmo fim: louvar a Jesus Cristo através da devoção Mariana. Sejamos filhos e filhas obedientes ao pedido da Mãe: façamos tudo o que Ele nos diz, sejamos fiéis e obedientes a Cristo, entregando a Ele, pelas Mãos da Senhora de Lourdes, tudo, exatamente tudo o que temos em nosso coração. Sejamos gratos pela vida, nossa e de nossos irmãos. Rezemos pelos que partiram antes de nós, pelos enfermos e pelos responsáveis por nossa saúde. Nossa Senhora, rogai por nós que recorremos a Vós. Amém.
+ Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana