X Encontro Mundial das Famílias

25 Jun 2022

CARTA ÀS FAMÍLIAS

De 22 a 26 de junho celebramos o 10º Encontro Mundial das Famílias. O evento acontece em Roma, junto com o Papa Francisco e representantes das Famílias do mundo inteiro e simultaneamente em todas as dioceses do mundo. As famílias podem se encontrar para celebrar em suas comunidades e acompanhar de forma on-line as catequeses e ce¬lebrações realizadas em Roma. O Papa pede para cada bispo escrever uma “cartinha” aos seus diocesanos. Assim, eis aqui a minha.

DOM CARLOS JOSÉ À SUA FAMÍLIA Saudação e paz a você! Louvado seja Deus pela família. Louvado seja Deus pela sua família! Jesus fez uma experiência tão intensa e profunda de família que nos ensinou a chamar a Deus de Pai, e também quis que todas as pessoas pudessem sentir o amor materno, nos dando Maria como mãe. Em nossa diocese a invocamos como Nossa Senhora de Lourdes! Da Sagrada Família de Nazaré aprendemos como é bom viver na simplicidade, no amor, querendo-se bem, enfrentando as dificuldades juntos e sendo felizes juntos! Imagine que lindo a sua família vivendo assim! O testemunho dos pais, vivido em comunidade, suscita nos filhos o desejo de serem cristãos também. Como é bonito ver quando o pai, a mãe e os filhos vão juntos na Igreja: é uma das mais lindas imagens! E o que dizer da mãe ou avó que ensina seus filhinhos ou netinhos a rezar o “Santo Anjo?" Os ensinamentos cristãos que os pais e os avós transmitem ninguém conseguirá arrancar do coração dos filhos e netos! Eles podem até se afastar da Igreja, mas a semente da fé espalhada em seu coração, no momento certo, germinará! A fé é a maior herança que os pais deixam aos filhos e a família é o nosso maior tesouro! É na família que se aprende a ser pessoa de bem, a valorizar a vida e a amar o próximo. É na família que Deus desperta para a vocação sacerdotal, à vida consagrada e matrimonial e todos são chamados à santidade. Enfim, imagine eu abrindo meus braços para dar um caloroso abraço em você e em sua família e escute o que vou dizer: é muito bom contar com a presença de todos vocês na Igreja! Por isso: Venham! Participem, com alegria! Desejo que todos vocês sejam cobertos de bênçãos: as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos, em particular os doentes! Deus abençoe a sua família. Amém!

+Dom Carlos José Bispo da Diocese de Apucarana