ADORAÇÃO EUCARÍSTICA (Hora Santa)

07 Fev 2013
0

 

 “Como posso merecer que a mãe do meu

Senhor venha me visitar?“. (Lc 1, 43).

Mantra: (Procura Deus)

COMENT.: Nesse encontro Eucarístico, somos convidados(as) a dirigir nossa atenção para a comemoração do Jubileu de Ouro de nossa Diocese. Rezemos para que Nossa Senhora de Lourdes interceda pelo nosso Bispo Diocesano, nossos presbíteros, diáconos, religiosos(as), fiéis e leigos. Que cada paróquia e comunidade de nossa Diocese juntamente com suas pastorais e movimentos, possam crescer no discipulado e na missão neste tempo propício que vivemos. Que nasça também entre nós, o espírito de união e força, para que a cada dia, nossa Igreja Particular, prospere sempre mais no caminho do Reino de Deus. Acolhendo Jesus Eucarístico, cantemos.

(Canto para exposição do Santíssimo)

PRES.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Deus Pai, origem de nossa vida, Jesus Cristo, fonte de toda santidade e o Espírito Santo, força que nos acompanha no caminhar, vos façam ter a coragem de ser sempre a Igreja de Cristo e estejam sempre convosco.

TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

PRES.: Estamos diante de Jesus sacramentado. Foi Ele que nos convidou, quando disse: “Vinde a mim, vós todos que estais fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. E aqui estamos. Nós precisamos dele e Ele quis precisar de nós. Viemos dizer-lhe que o amamos, que o reconhecemos como nosso Salvador, nosso amigo e que, a exemplo de Maria, a Senhora de Lourdes, queremos colocar em suas mãos toda nossa vida.

TODOS: Creio meu Deus, que estou na vossa presença, que me amais e atendeis às minhas orações. Sois infinitamente grande e santo: eu vos adoro! Vós me destes tudo: eu vos peço perdão, de todo coração! Sois bom e misericordioso: eu vos peço todas as graças que sabeis serem necessárias para mim.

(Adoração silenciosa).

LEITOR 1: O mundo de hoje nos proporciona motivos de grande esperança e alegria com suas conquistas e desenvolvimentos em vários setores, mas também oferece motivo de preocupações com o seu crescente materialismo que se manifesta como filosofia de vida, que está presente na política, na economia, na educação, nas relações humanas e também religiosas.

LEITOR 2: Esse materialismo se traduz pelo culto ao corpo, pela procura excessiva de conforto e pela fuga de toda dor e sacrifício; induz ao desprezo da vida humana que é destruída até mesmo antes de ver a luz; está na busca desenfreada do prazer, que se ostenta sem receio nas diversas formas e estilos de vida, tenta inverter os valores até nas crianças. Está na indiferença para com o irmão, no egoísmo que o esmaga e na injustiça que o priva dos seus direitos.

LEITOR 3: Essa concepção de vida quer regular tudo em vista somente da prosperidade material e das satisfações terrenas. “Minha alma, dizia um rico, tens quantidade de bens em reserva por longo tempo; repousa, come, bebe, leva vida regalada.” Mas Deus lhe diz: “Insensato, esta noite mesmo vão pedir tua alma” (Lc 12, 19-20).

LEITOR 4: A uma sociedade que, na sua vida pública, não raras vezes contesta e despreza a vontade misericordiosa de Deus, que quer ganhar o universo ao preço de sua alma (cf. Mc 8,36), e que assim corre o risco de perder-se, a Virgem Maria, em Lourdes, como mãe amorosa lançou como que um brado de alarme.

LEITOR 1: Atentos ao seu apelo, todos os cristãos devem anunciar, sem temor, o Evangelho que é Jesus. De fato, não há verdadeiro progresso sem a fé em Cristo. Assim, atenta às nossas necessidades, a Virgem Imaculada vem ao encontro dos homens e mulheres para lembrar-nos da necessidade de uma verdadeira conversão de vida.

TODOS: Ó Maria, ajude-nos a viver segundo suas virtudes e conforme a vontade do Pai.

LEITOR 2: Ouvindo a mensagem de Maria todos poderão aprender a viver a fé e dar Cristo ao mundo, como Ela o fez; a esperar com fé a hora de Jesus e a permanecer aos pés da cruz, assim como Ela permaneceu.

TODOS: Ó Maria, ajude-nos a viver segundo suas virtudes e conforme a vontade do Pai.

LEITOR 3: Em Lourdes, na sua solicitude, Maria dirige a todos os seus filhos, o apelo para encontrarem em Cristo a vida de que necessitam: “Vinde a mim vós todos que estais fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, parece Ela dizer com seu divino Filho (Mt. 11,28).

TODOS: Ó Maria, ajude-nos a viver segundo suas virtudes e conforme a vontade do Pai.

(CANTO – Nossa Senhora de Lourdes)

PRES.: Durante sua vida, Maria conservava, praticava e ensinava a palavra de Deus a Jesus menino. Preparemo-nos para ouvir a Palavra de Deus.

(Canto – Aclamação ao Evangelho)

PALAVRA DE DEUS: (Lucas 1, 39-56).

(Deixar um tempo de silêncio para interiorização e após isso um momento de partilha entre os presentes).

PRES.: Assim como Maria engrandeceu-se com a presença de Jesus Cristo em seu ventre, também nós em cada comunhão, em cada adoração, possamos sentir também esta presença divina de Cristo que nos liberta e salva.

LEITOR 1: Acolhe, ó Nossa Senhora de Lourdes, este grito carregado de sofrimento de toda a sociedade.

LEITOR 2: Ajuda-nos com a força do Espírito Santo a vencer cada pecado, o pecado do homem, e o pecado do mundo, o pecado em todas as suas manifestações.

LEITOR 3: Que se revele, mais uma vez, na história o infinito poder salvífico da redenção: poder do amor misericordioso!

LEITOR 4: Que ele detenha o mal, transforme as consciências, e através do vosso coração imaculado se manifeste a todos a luz da esperança!

(Canto)

PRES.: No centro de cada comunidade cristã está a Eucaristia. Aquele que se coloca a serviço do Evangelho e se nutre com a Eucaristia progride no amor a Deus e ao irmão, contribuindo na construção da Igreja-comunhão. Podemos afirmar que esse “amor-eucarístico”, desenvolve, motiva e alicerça cada vez mais nossa Diocese no seguimento a Cristo Ressuscitado e contribui na perseverança de todos os fiéis que por ela trabalham e se doam, ajudando assim, na edificação do Reino de Deus, através de sua Palavra, nos sacramentos, e, especialmente na Eucaristia. Confiantes na presença do Senhor Jesus Cristo, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, supliquemos confiantes:

Resp.: Seguindo o exemplo de Maria, possamos te servir sempre mais.

·         Pelo Santo Padre o Papa, fortaleça-o a cada dia com o vosso Santo Espírito, para que continue firme na sua missão de guiar a Santa Igreja, rezemos...

·         Por nosso Bispo Diocesano Celso Antônio e todo o clero desta Igreja Particular. Que a cada dia sejam encorajados por seu amor e possam transmiti-lo a cada um de nós, rezemos...

·         Pelos religiosos e religiosas, leigos, seminaristas, jovens e crianças, que o amor ao seguimento de Cristo suscite em seus corações a verdadeira fé e ajude-os a sempre permanecerem firmes na esperança, rezemos...

·         Por nossa Diocese, pela comemoração de seus cinquenta anos. Que a presença de Jesus Cristo seja sempre a força para caminharmos, junto com Maria, rumo ao Reino Definitivo, rezemos...

 

(Preces espontâneas)

ORAÇÃO FINAL

Nós vos agradecemos, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque em vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o mistério do vosso amor. Na Eucaristia, nos associamos à oferta que ele vos faz, pela vida do mundo. Com ele, vos oferecemos as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias das mulheres e homens de hoje. Dai-nos a graça de celebrar com entusiasmo o Jubileu de Ouro de nossa Diocese, na comunhão com o Espírito Santo e em unidade com todas as paróquias e movimentos. Que Nossa Senhora de Lourdes, presente com nossa Igreja Particular, nos ensine a contemplar Jesus, e a adorá-lo no Santíssimo Sacramento, que é fonte inesgotável de santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Bênção do Santíssimo Sacramento

TÃO SUBLIME SACRAMENTO.

Tão sublime sacramento, adoremos neste altar.

Pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar.

Venha a fé, por suplemento os sentidos completar.

 

Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.

Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor;

Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amém.

 

Presid.: Do céu lhes destes o Pão. (T.P.: Aleluia)

Todos: Que contém todo sabor. (T.P.: Aleluia)

 

Oremos: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós, que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

(Bênção com o Santíssimo Sacramento)

Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu Santo Nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.

Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.

Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus Maria Santíssima.

Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceição.

Bendita seja a sua gloriosa Assunção.

Bendita seja o nome de Maria Virgem e Mãe.

Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

 

Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos, sobre o nosso santo padre, o Papa Bento XVI, sobre o nosso Bispo Celso Antônio, sobre o nosso Pároco, sobre todo clero, sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o des­canso e a luz Eterna.

 

Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai.

 

 


Comentários