Carta para a peregrinacao de N. Sra. de Lourdes

CEP: 86804-220 - Apucarana – Paraná

E-mail: secretariado@diocesedeapucarana.com.br

Estimados irmãos presbíteros!

Conforme anunciado na última reunião diocesana do clero (10/05), iniciaremos a Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes pelas paróquias de nossa Diocese na tarde do Domingo de Pentecostes (27/05), durante a Celebração Eucarística presidida por nosso Bispo Dom Celso Antônio, no Ginásio de Esportes “Lagoão”, em Apucarana. O início da Santa Missa está previsto para as 16 horas. Tal peregrinação tem como objetivo “convidar” o Povo de Deus, presente em nossa Igreja Particular, para a grande celebração do Jubileu de Ouro de nossa querida Diocese (março de 2015). Através da figura materna e acolhedora de Maria Santíssima, queremos motivar nossas comunidades para a missão.

Assim se lê na Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé, da Congregação para a Doutrina da Fé, “no decorrer deste Ano será útil convidar os féis a se dirigirem com devoção especial a Maria, figura da Igreja, que reúne em si e reflete os imperativos mais altos da nossa fé. Assim, pois, deve-se encorajar qualquer iniciativa que ajude os fiéis a reconhecer o papel especial de Maria no mistério da salvação, a amá-la filialmente e a seguir a sua fé e as suas virtudes. A tal fim será muito conveniente organizar romarias, celebrações e encontros junto dos maiores Santuários.” Neste sentido, a Peregrinação que iniciaremos vem ao encontro não apenas da celebração jubilar da Diocese de Apucarana, mas também da celebração do Ano da Fé, cujo início se dará em outubro deste ano, e do Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano II.

Queremos que a figura de Maria seja, de fato, um convite à missão e ao engajamento pastoral. Aproveitemos sua visita em nossas paróquias da melhor forma! Missas, procissões, encontros com as famílias, com os jovens e adolescentes, com as crianças, com os catequistas e catequizandos, a recitação do Santo Rosário, encontros com as diversas pastorais, serviços, movimentos e associações, são algumas atividades possíveis de serem realizadas. Tendo em vista a forte ligação entre Nossa Senhora de Lourdes e os enfermos, sugerimos também, que por ocasião de sua visita e, levando em consideração a Campanha da Fraternidade deste ano, seja realizada alguma atividade com os irmãos doentes: por exemplo, a celebração comunitária do Sacramento da Unção dos Enfermos junto com a Celebração Eucarística. Seria muito interessante que a imagem da Virgem não permanecesse somente na igreja matriz, mas, na medida do possível, visitasse também as comunidades e/ou diaconias, sobretudo as mais populosas.

A Peregrinação começará pelo Decanato Sul. A primeira paróquia a ser visitada será a de Godoy Moreira. Contamos com a colaboração de todos. Esperamos que as visitas pastorais de Dom Celso e a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira da Diocese de Apucarana sejam momentos oportunos para o revivescer da fé em nossas comunidades. Que ambos os acontecimentos (Visita Pastoral e Peregrinação da Virgem de Lourdes) sirvam a todos os católicos como convites para as missões populares que se aproximam e com as quais queremos alegremente celebrar o cinquentenário de nossa Diocese.

Um abraço fraterno.

Pe. Leandro Manoel de Souza