Encontro com Famílias

07 Fev 2013
0

 

 Encontro com Famílias

Tema: Nossa Senhora e as Famílias.

“Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,43)

 

COMENT.: Neste momento oportuno em que nossa atenção está voltada para a comemoração do Jubileu de Ouro de nossa Diocese, aproveitemos para nos aproximar cada vez mais de Maria, nossa Mãe, através de nossas preces e orações. Neste encontro, meditaremos a presença e o exemplo que Maria nos propõe para vivermos em família. É na família que damos os primeiros passos na compreensão da vida, da fé e de Deus. É na família também que nascem as vocações sacerdotais, religiosas, de vida consagrada e de vida matrimonial. Estas são as maiores riquezas que Deus dá à sua Igreja para melhor servir ao Seu Povo santo e pecador. A família é a primeira experiência de Igreja, de comunhão e de participação. É no âmbito familiar que se deve educar a pessoa para assumir seus compromissos para com a vida, segundo os dons de cada um. Por isso, família e sociedade são parceiras inseparáveis e se completam mutuamente.  Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe as nossas famílias. Que ela fortaleça a Pastoral Familiar e todos os setores que atendem a família.

Oração Inicial

PRESID.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS: Amém.

PRESID.: O Deus de nossos antepassados, que em Jesus Cristo se fez homem no seio de uma mulher e enviou o Espírito Santo para sermos uma só família, esteja no coração e na mente de todos vós.

TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo em Família.

TODOS: Pai, neste encontro, queremos, em família ver Jesus, caminho, verdade e vida. Dai à nossa família, pela ação do Espírito Santo, a graça de um encontro pessoal com o Cristo vivo presente na Igreja. Sustentados por este encontro, e pela intercessão materna de Nossa Senhora de Lourdes, assumimos o compromisso missionário de anunciar o Evangelho, promovendo cada pessoa, na alegria plena de sua dignidade, fortalecendo a família e renovando a comunidade na construção de uma sociedade justa e solidária a caminho do Reino definitivo. Amém.

Presid.: Como verdadeiros discípulos missionários de Cristo, filhos e filhas de Deus Pai, acolhamos a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes.

(Canto para acolher a Imagem de N. Sra. de Lourdes)

Presid.: Com o coração alegre e agradecido, acolhamos, a exemplo de Maria, a Palavra de Deus.

(Canto – Aclamação ao Evangelho)

Proclamação do Evangelho - Lucas 1, 39-45

Presid.: No momento em que Maria entra na casa e saúda Isabel, esta fica repleta do Espírito Santo, não só ela, mas também o filho que estava em seu ventre. Isabel que, antes de receber a visita de Maria, estava escondida por medo, aceita o plano que Deus tem para sua vida, para a vida de Zacarias, seu esposo, e também a vocação de seu filho, João Batista.

Leitor 1: É tarefa da família, educar a pessoa para o amor e para agir com amor em todas as relações humanas, de modo que o amor fique aberto à comunidade inteira, permeando o sentido de justiça e de respeito com os demais; assim sendo, a pessoa estará aberta às mais variadas vocações e dons que Deus oferece ao seu Povo.

 

Leitor 2: Um adequado ambiente familiar vai moldando tanto valores pessoais quanto valores eclesiais e sociais, todos eles intimamente interligados. Com efeito, é no seio da família que a pessoa vai tomando consciência de ser sujeito, que deve conviver com os outros, partilhar com eles seus desejos e aspirações e adquirir a consciência da sua dignidade de filha de Deus, chamada a moldar a sua vida de acordo com os valores evangélicos.

Leitor 1: Toda a Igreja é um corpo vocacional e todas as pessoas que dela participam são vocacionadas. Todas as vocações são importantes na Igreja, pois provêm do único e mesmo Espírito, o qual distribui os seus carismas segundo as necessidades da Igreja.

Leitor 2: As famílias cristãs, dão uma contribuição particular à causa missionária da Igreja, cultivando vocações nos seus filhos e filhas. Dentre as muitas vocações que o Espírito distribui à Igreja, temos a vocação sacerdotal e religiosa. Nossa família deve ser um celeiro destas vocações. O Povo de Deus precisa de homens e mulheres que se dediquem exclusivamente ao trabalho do Evangelho.

Reflexão

·         Quais desses valores têm tido maior destaque em minha família: amor, docilidade, constância, bondade, serviço, espírito de sacrifício?

·         Tenho educado meus filhos para assumirem sua vocação numa justa liberdade diante dos bens materiais, adotando um estilo de vida simples, convencidos de que a pessoa vale mais pelo que é do que pelo que tem?

Preces

Presid.: Elevemos a Deus nosso coração e rezemos pelas nossas famílias, dizendo:

TODOS: Fazei Senhor, a minha família mais semelhante com a família de Nazaré!

·         Para que as famílias possam, a cada dia, viver o amor, o diálogo, a compreensão e o perdão, para que assim, permaneçam sempre unidos diante das dificuldades do dia a dia, rezemos.

·         Para que os pais, a exemplo de Maria e José, sejam os primeiros evangelizadores dos filhos, e que os filhos, a exemplo de Jesus, sejam obedientes e respeitem seus pais, rezemos.

·         Para que nossas famílias, sejam sempre o berço das vocações e o alicerce do mundo, rezemos.

Presid.: Senhor Deus, fazei nossas famílias solícitas e sinceras no serviço desinteressado para com os outros, em particular com os mais pobres e necessitados. Sustentai na fé e na perseverança, nossos vocacionados/as, assim como nosso Bispo diocesano, nossos padres, religiosos e religiosas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

Oração Final

Presid.: Nós somos uma grande família em Cristo, portanto digamos:

PAI NOSSO...

Presid.: Sendo Maria, um exemplo de amor para nossas famílias, consagremos de coração nossos lares à Nossa Senhora de Lourdes:

“Santíssima Virgem de Lourdes, de hoje para sempre, nós vos escolhemos como Senhora e protetora da nossa casa e da nossa família”.

Dignai-Vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai nossa casa de todo perigo: incêndio, inundação, raio, tempestade, ladrões, malfeitores, guerra e todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei, guardai como propriedade Vossa as pessoas que vivem em nossa casa (em pensamento, coloque os nomes das pessoas da sua casa, da sua família). Sobretudo, concedei-lhes a graça mais importante: a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus e o amor que nutristes pelo Vosso Filho Jesus e por todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por todos os que moram nesta casa que vos foi consagrada. Amém.”

Presid.: Nutridos com a palavra de Deus, e consagrados à Nossa Senhora, vamos em paz  e que o Senhor nos acompanhe.

Todos: Graças a Deus!

Presid.: Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese de Apucarana.

Todos: Rogais por nós!


Comentários