Encontro com jovens

07 Fev 2013
0

 

 Encontro com Jovens

Tema: “Nossa Senhora e a Juventude”.

“Santifica-os na verdade, a tua palavra é verdade”. (Jo 17,17).

 

COMENT.: Neste momento em que nossas orações estão voltadas para a comemoração do Jubileu de Ouro de nossa Diocese, estamos reunidos para refletir sobre a santidade à qual somos chamados. A santidade de vida abre as portas de nosso coração para a manifestação poderosa de Deus. Temos como exemplo a seguir, Santa Bernadete, que ainda muito jovem encontrou-se com Nossa Senhora em Lourdes, na França. Um exemplo ainda maior é o de MARIA, nossa Mãe, que também jovem deu seu SIM ao projeto salvífico de Deus. Com seu voto de confiança, Maria deu-nos Jesus Cristo, o qual nos ensina que devemos sempre amar e servir ao próximo e a buscar “ser santos, como nosso Pai é Santo” (cf. Mt 5,48; Lv 19,2).

Recebamos, neste momento, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes, com muita alegria, cantando...

(Canto – Nossa Senhora de Lourdes).

Oração Inicial: (Oração feita por Dom Celso).

COMENT.: Deus nos criou para sermos felizes. Ele nos amou, nos escolheu e nos predestinou desde o ventre de nossa mãe, para sermos santos e irrepreensíveis no amor (cf. Ef 1,4) . Ao dizer SIM ao projeto de Deus para sua vida, Maria o fez com muita fé, esperança, alegria e felicidade em seu coração. Uma felicidade que até hoje nos contagia. Vamos demonstrar com nossa vida, a alegria de saber que Cristo vive e reina em nossos corações. Preparemo-nos para ouvir a Palavra de Deus.

(Canto – Aclamação ao Evangelho)

PALAVRA DE DEUS (Lucas 1, 26-36;38).

(Deixar um tempo de silêncio para interiorização e após isso, um momento de reflexão entre os presentes).

Leitura da História da Vida de Santa Bernadete.

REFLEXÃO:

·         Maria enfrentou muitas dificuldades depois de ter aceitado e ter dito seu SIM aos planos de Deus em sua vida. E nós, quais as dificuldades que encontramos e que por muitas vezes nos levam a abandonar e fugir totalmente do caminho de Jesus?

·         Santa Bernadete era de família pobre e humilde, uma jovem muito doente, que mesmo assim, permaneceu firme no seguimento a Jesus e a Nossa Senhora. E nós, deixamos nos abater com nossos problemas diários?

·         Analisando nossa vida, nossas atitudes perante os irmãos: o que fazemos para buscar a vida de santidade a cada dia, a cada gesto?

DINAMIZANDO O ENCONTRO...

(Para esta dinâmica, cada jovem deverá possuir uma folha de papel e caneta, e providenciar uma caixa onde serão depositadas as folhas, junto à imagem peregrina).

COMENT.: Santa Bernadete, ao sentir um vento forte, levantou a cabeça e viu uma belíssima senhora de rosto radiante, vestida de branco com uma faixa azul na cintura. Ela não teve medo e ainda disse que poderia ficar ali a olhando por toda a vida. Tendo a mesma coragem de Santa Bernadete, escreva qual é o seu maior sonho, o seu maior medo, e as dificuldades que encontra para realizar este sonho e de coração aberto, deposite aos pés de Nossa Senhora de Lourdes, seus projetos, seus sonhos, seus medos, deposite sua vida. Peça para que ela ajude a superar cada medo e dificuldade.

Música (Colo de Mãe – Adriana).

(Ao final da dinâmica, deixar um tempo de silêncio para interiorização)

COMENT.: “Estender a mão a todos e a todos conduzir a Deus por meio de Nossa Senhora, é uma missão pela qual vale a pena viver, trabalhar e morrer”. Com este pensamento de São Maximiliano Maria Kolbe, elevemos nossas preces e pedidos para que Jesus, juntamente com Maria, nos ilumine e guie nossos passos no caminho da santidade.

Todos: Com Maria, queremos ser santos.

·         Seguindo o exemplo de Maria Santíssima, rezemos para que nossos jovens estejam a cada dia mais empenhados em buscar servir a Deus a ao próximo, rezemos...

·         Que cada jovem, em seu círculo social, busque viver a santidade, assim como o exemplo de Santa Bernadete, independentemente das dificuldades, rezemos...

·         A oração é aquela que nos conduz a viver e buscar a santidade. Que nossos jovens, estejam conectados com Jesus Cristo e Nossa Senhora através de suas orações e sejam cada vez mais santos, rezemos...

·         Pelos jovens vocacionados de nossa Diocese. Que sejam perseverantes em seu processo de discernimento e que a cada dia renovem seu seguimento ao Cristo, rezemos...

COMENT.: Unidos como a família jovem e santa que somos, digamos:

Pai Nosso da Juventude

Pai Nosso, que estais no céu, na terra, no sol, no ar, na água, e em toda natureza, no nosso grupo, comunidades e em cada um de nós.

Santificado seja o Vosso nome na nossa Oração, na nossa ação, no compromisso com a comunidade.

Venha a nós o Vosso Reino de mulheres e homens novos e evangelizados e evangelizadores.

Seja feita a Vossa vontade de nós, jovens, e todos os cristãos. Sejamos construtores de novas relações no trabalho, na escola, no lazer, na Igreja e em toda nossa cultura.

Assim na terra como no céu, na caminhada de nossas famílias, de nossos grupos e da nossa comunidade.

O pão nosso de cada dia dai-nos hoje porque queremos a Vida Plena, conseguida quando se mata a fome de pão de justiça.

Perdoai nos as nossas ofensas, quando deixamos de construir um grupo de jovens mais organizado e deixamos de atingir outros jovens. Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação de acreditar em outros deuses que não seja o Deus da Vida.

Mas livrai-nos do mal do poder, da ganância, da desigualdade, e faça-nos Senhor, mulheres e homens novos, construtores da Nova Sociedade, sinal do Reino de Deus.

AMÉM.

 

COMENT.: Sendo Maria um exemplo de entrega e confiança em Deus, coloquemos nossas vidas em suas mãos consagrando-nos:

 

Consagração da Juventude a Nossa Senhora

 

Senhora de Lourdes, Mãe de Cristo e da Igreja!

Senhora de Lourdes, Mãe de nossa juventude!

A Senhora nos deu Jesus Cristo, o amor do Pai feito homem e nosso irmão.

A Senhora é a criatura que mais amou e ama a Deus e aos homens. Por isso é o modelo que precisamos. O exemplo que buscamos.

Unidos com a Senhora, queremos estar a serviço de Deus e dos irmãos.

Aceite nossa inteligência, para que se ilumine com a Verdade, que é seu Filho Jesus Cristo! Aceite nossa vontade para escolhermos o único Caminho, o Bem!

Aceite nosso coração para que encontremos a Vida, a felicidade de servir e amar! Sempre animados por seu exemplo e proteção, seremos exatos nos deveres! Nobres nas atitudes! Sinceros nas intenções!

Com a Senhora, seremos um novo céu, uma nova terra”, porque viveremos uma única verdade, um único caminho, uma única vida, seu Filho Jesus Cristo! Amém!

 

COMENT.: Repletos do amor de Deus, e protegidos por Nossa Senhora de Lourdes, vamos em missão e que o Senhor nos acompanhe.

 

TODOS: Graças a Deus!

 

COMENT.: Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese de Apucarana!

 

TODOS: Rogai por nós!

 

 

 


Comentários