Terço Diocesano

07 Fev 2013
0

 

 Terço Diocesano

COMENT.: Neste momento em que nossas orações estão voltadas para a comemoração do Jubileu de Ouro de nossa Diocese, estamos aqui reunidos para junto com Maria, elevarmos nossas orações a Deus, nosso Pai. Através deste terço, rezemos  pela Diocese de Apucarana, por nossos decanatos e suas respectivas paróquias, bem como por nossas diaconias, comunidades, pastorais e movimentos.

A Diocese de Apucarana foi criada no dia 28 de novembro de 1964, pelo Papa Paulo VI, e instalada em 28 de março de 1965. Teve como primeiro bispo Dom Romeu Alberti, o qual permaneceu como o Pastor desta Igreja até 1982, quando foi eleito arcebispo de Ribeirão Preto. Dom Romeu faleceu no dia 06 de agosto de 1988. Seu sucessor foi Dom Domingos Gabriel Wisniewski, que esteve a frente de nossa Diocese de 1983 a abril de 2005. Seu falecimento ocorreu em 21 de julho de 2010. Em 2005, Dom Luiz Vicenzo Bernetti foi eleito nosso terceiro Bispo Diocesano. Tornou-se bispo emérito em 08 de julho de 2009, e atualmente reside no Seminário Santo Agostinho no Rio de Janeiro - Rj. Atualmente, o  Bispo Diocesano de Apucarana é Dom Celso Antônio Marchiori, eleito no dia 08 de julho de 2009 e empossado no dia 02 de outubro daquele ano.  Nossa Diocese possui sessenta e duas paróquias, distribuídas em quatro decanatos. Possui mais de vinte pastorais e seis movimentos. Conta também com a presença de treze congregações religiosas femininas e duas masculinas, além de quatro seminários diocesanos: Seminário Menor São José, Seminário Propedêutico, Seminário Maior São João Maria Vianney (Filosofia) e Seminário Maior de Teologia, este em Londrina. Contamos ainda com uma diocese irmã, Guajará- Mirim, em Rondônia.

Rezemos pela Igreja Particular de Apucarana, para que impulsionada pela força do Espírito Santo seja verdadeiramente discípula, missionária e profética.

Primeiro Mistério – Rezemos pelo DECANATO NORTE, que é formado por catorze municípios. Nesta região predominam a cultura canavieira e a pecuária. O Decanato Norte é marcado pela história da defesa dos povos indígenas nos séculos XVI e XVII pelos padres jesuítas. Sua população é bastante católica e expressa grande devoção a Santa Inês, Santo Inácio de Loyola, São Sebastião, Santo Antônio de Pádua, São João Batista, Santa Luzia, ao Sagrado Coração de Jesus e a Maria, Mãe de Jesus, sob os títulos de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Auxiliadora.

Segundo Mistério – Rezemos pelo DECANATO CENTRO-NORTE, que é composto por apenas três municípios, porém, é o que mais tem crescido em todos os aspectos, inclusive populacional. Nesse Decanato, destaca- se a devoção a Santa Terezinha do Menino Jesus, Santo Antônio de Pádua,  Santa Rita de Cássia, São Vicente Pallotti, São Francisco de Assis, ao Sagrado Coração de Jesus, ao Bom Jesus, à Santíssima Trindade, ao Divino Pai Eterno e à Maria, como Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe.

Terceiro Mistério – Rezemos pelo DECANATO SUL, que é formado por doze municípios e é uma região onde predomina a agricultura. Este Decanato é marcado pela presença imponente do rio Ivaí e a maioria de seus municípios é banhada por ele. A piedade popular manifesta-se muito rica, sobretudo pela presença do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Destacam-se também as devoções ao Bom Jesus e ao Divino Espírito Santo. A Virgem Santíssima  é celebrada como padroeira de várias paróquias e invocada com os títulos: Imaculada Conceição; Nossa Senhora do Rosário; Nossa Senhora Aparecida; Maria, mãe da Unidade; Nossa Senhora de Lourdes; Nossa Senhora do Rocio e Santíssima Mãe de Deus. A olhar pelos padroeiros paroquiais, o Sul é o mais “mariano” dos decanatos e ainda possui forte devoção à Santa Luzia, São João Batista,  São Sebastião,  São Judas Tadeu, São Francisco de Assis e São José.

Quarto Mistério – Rezemos pelo DECANATO CENTRO, que possui sete municípios e concentra uma grande parcela da população da diocese. Nesta região localiza-se a Paróquia “mãe” de nossa Diocese, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a Paróquia mais antiga, Nossa Senhora das Dores, de Marilândia do Sul.  As principais devoções também estão ao redor de Maria, a começar pela padroeira diocesana, Nossa Senhora de Lourdes e depois Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Nossa Senhora da Glória. Outros padroeiros paroquiais são:  São Pedro; São José; São Francisco de Assis; São Sebastião; Santo Antônio de Pádua; São Francisco Xavier; São Benedito e ainda, sob inspiração de Romeu Alberti, temos as paróquias dedicada ao Cristo Sacerdote, Cristo Profeta,  Cristo Rei e ao Coração Eucarístico de Jesus.

Quinto Mistério – Rezemos ao Senhor, para que suscite em nossos corações o desejo pelo cumprimento das propostas das diretrizes da ação evangelizadora de nossa Diocese: Missão, Juventude e Família. Que tenhamos um renovado ardor missionário, para anunciar a Boa Nova em nossa casa, em nosso trabalho e a todos que se deixarem encontrar com o Cristo Ressuscitado. Que nossa juventude, tenha sempre o coração ardente no seguimento a Jesus, buscando viver a santidade a cada atitude, gesto e ação do dia-a-dia. Peçamos pelas famílias, que a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, possam sempre buscar a união entre seus membros e fortalecer sua fé, pela escuta atenta da Palavra de Deus, pela participação nos sacramentos e pela vivência cristã.

AGRADECIMENTO

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Agradecemos por Vossa intercessão junto a seu Filho Jesus por nossa Diocese, pelas graças e bênçãos derramadas a cada instante, em todos os seus filhos e filhas. E cremos Mãe de ternura, que a Senhora continuará a nos conduzir sempre pelos caminhos de seu Filho Jesus Cristo, Senhor nosso. E para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha...

 

Mistérios da Alegria  (Mistérios Gozosos) – Segundas e Sábados:

 1o. Mistério – A anunciação do Anjo a Maria.

2o. Mistério – A visita de Maria a sua prima Isabel.

3o. Mistério – O Nascimento de Jesus.

4o. Mistério – A apresentação de Jesus no Templo.

5o. Mistério – A perda e o reencontro do menino Jesus em Jerusalém.

 

Mistérios da Dor (Mistérios Dolorosos) – Terças e Sextas-feiras:

1o. Mistério – A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

2o. Mistério – A flagelação de Jesus atado à coluna.

3o. Mistério – A coroação de espinhos.

4o. Mistério – Jesus carrega a Cruz para o Calvário.

5o. Mistério – Crucificação, sofrimento e morte de Jesus.

 

 Mistérios da Luz (Mistérios Luminosos) – Quintas-feiras:

1o. Mistério – O Batismo no rio Jordão.

2o. Mistério – A auto-revelação nas Bodas de Caná.

3o. Mistério – O anúncio do Reino com o convite à conversão.

4o. Mistério – A transfiguração no Monte Tabor.

5o. Mistério – A instituição da Eucaristia.

 

 Mistérios da Glória (Mistérios Gloriosos) – Quartas e Domingos:

1o. Mistério – A Ressurreição de Jesus.

2o. Mistério – A Ascensão de Jesus ao Céu.

3o. Mistério – A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

4o. Mistério – A assunção de Maria ao Céu.

5o. Mistério – A coroação de Maria como Rainha do Céu.


Comentários