OS 200 ANOS DO BEATO FREDERICO OZANAM

14 Mar 2013

OS 200 ANOS DO NASCIMENTO DO BEATO FREDERICO OZANAM

Um homem comprometido com o Reino de Deus

Nasceu em 23 de abril de 1813, em Milão (na época, anexada ao território da França). Em Paris, fez seus estudos, conviveu com o fervilhante ambiente cultural e político de seu tempo. Com diversos colegas, organizou círculos de estudos, buscando aprofundar sua fé e discutir temas da atualidade. Para ele, os Evangelhos tinham renovado e revivido os germes do bem, encontrados na antiguidade e no mundo bárbaro.

Doutor em Direito e em Letras, professor na Sorbonne, escreveu diversos livros e artigos com temas de grande atualidade religiosa, social e política. Seu pensamento impregnou o mundo cristão em seu aspecto social. Dessa forma, pode-se ver nele um precursor da Doutrina Social da Igreja, publicada pelo Papa Leão XIII, na Encíclica Rerum Novarum (1891).

Em 23 de abril de 1833, Frederico Ozanam fundou com alguns amigos, aquele que seria o mais emblemático movimento da Igreja Católica, a Sociedade de São Vicente de Paulo, que se espalhou pelos cinco continentes em 148 países, com mais de um milhão de membros que atendem mais 30 milhões de pessoas pobres. Ao completar 180 anos de existência, o espírito e os princípios originais continuam sendo respeitados e praticados.

Sua finalidade é testemunhar a fé através de gestos concretos, caridade em ação, visita domiciliar, contato de pessoa a pessoa, com assistência e serviço aos pobres, como ele mesmo disse: “para assegurar minha fé nos trabalhos de caridade”. Durante toda a sua vida ele foi um membro ativo da Sociedade Vicentina.

Em 1844 casou-se com Amélia Soulacroix, com quem teve uma filha, Maria. Dotado de grande inteligência e sensibilidade para com os desafios da época, participou intensamento do momento político, exerceu grande apostolado no meio universitário junto aos jovens e intelectuais, defendeu a fé diante das ideias liberais, cultivou um grande amor aos pobres, defendeu ardorosamente os direitos dos trabalhadores explorados, iluminado pela fé, manteve firme opção pelos pobres. Defendeu a construção de um sistema político democrático e republicano, alicerçado no amor aos pobres e na justiça social.

A maior bandeira de luta de Frederico Ozanam, a qual norteou toda sua vida, foi a defesa da Igreja, muito atacada, na época, pelo ateísmo e materialismo, pelo racionalismo e positivismo. Para tanto, usou de todos os recursos como jornalista, escritor, político e professor universitário. Esteve presente nos grandes momentos da história da França, principalmente na revolução de 1848. Na ânsia de modernizar a ação da Igreja, pregava insistentemente, uma atenção especial em favor dos Pobres e sofredores, lançando com isso as bases da Doutrina Social da Igreja.

Frederico Ozanam dedicou sua vida à defesa e propagação da Fé. Sempre que possível, assistia diariamente a Santa Missa, visitava com freqüência o Santíssimo Sacramento, meditava assiduamente os textos Sagrados. Sua morte prematura, aos 40 anos, transferiu para o céu um bom cristão, um verdadeiro santo. Faleceu em Marselha - França, no dia 8 de setembro de 1853 e sepultado em Paris. Antonio Frederico Ozanam foi, segundo o Pe. Lacordaire, uma das personalidades mais radiantes do catolicismo no século XIX.

Sua beatificação foi proclamada pelo papa João Paulo II, em 22 de agosto de 1997, na Catedral de Notre-Dame, Paris. Naquela ocasião foi eleito modelo para os jovens durante a XII Jornada Mundial da Juventude, em Paris. O processo de canonização do Beato Frederico Ozanam segue em curso na Congregação para as Causas dos Santos em Roma.

“Servidor dos mais pobres” este foi o título dado recentemente pela Igreja Católica ao beato Antônio Frederico Ozanam. É dessa forma que os fiéis devem invocá-lo nas orações pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tendo em vista que Ozanam foi eleito como um dos intercessores desse grande evento mundial (JMJ), a realizar-se em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Conselho Metropolitano de Curitiba

Sociedade de São Vicente de Paulo

Luiz

05/07/2018