SEMANA MISSIONÁRIA ENTUSIASMA JOVENS DA DIOCESE

17 Jun 2013

Jovens da Diocese de Apucarana estão entusiasmados em receber peregrinos que virão conhecer a realidade da igreja doméstica apucaranense. A princípio, serão 18 jovens mexicanos que participarão da Semana Missionária, que acontecerá de 16 a 20 de julho, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. A Semana Missionária, no mesmo período em todas as dioceses do Brasil, servirá para mostrar aos jovens peregrinos a Igreja no Brasil e os seus serviços e pastorais.

Todo o trabalho de preparação da Semana Missionária vem sendo desenvolvido pelo Setor de Juventude da Diocese de Apucarana, sob coordenação do padre Amauri Aparecido Ruiz, pároco da Paróquia Cristo Profeta. A Semana Missionária será aberta no dia 16 de julho, com a recepção aos peregrinos e missa celebrada por Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano. Após a celebração, os peregrinos ficarão hospedados em residências de jovens residentes em outras cidades da diocese.

O coordenador de liturgia do Setor de Juventude, Jair Henrique Ferreira Sueki, afirmou que é visível a ansiedade dos jovens da diocese em receber os peregrinos. “Há um entusiasmo muito grande de nossa juventude em recepcionar e apresentar aos visitantes a realidade de cada paróquia e em especial da Diocese de Apucarana”. Para Adilson Novaes, vice-coordenador do Setor de Juventude, a Semana Missionária terá um significado muito grande, “pois permitirá a troca de experiência da vida de igreja dos nossos jovens com os visitantes”.

Assessorados pelo padre Amauri Ruiz, os dois jovens têm intensificado os contatos com as paróquias da Diocese de Apucarana. “Esta semana, que antecede a Jornada Mundial da Juventude, será um divisor de águas, pois irá movimentar toda a diocese e nos permite vislumbrar um futuro prodigioso em nossa igreja doméstica”, assegura Sueki. “As visitas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, despertaram o interesse dos jovens em participar cada vez mais da vida da igreja”, manifesta Novaes.

Quanto as atividades previstas na Semana Missionária, os dois coordenadores afirmam que não haverá necessidade de mudar as programações rotineiras de cada paróquia. “Pelo planejado, nas celebrações serão concedidos momentos para os jovens peregrinos mostrarem, de forma objetiva, as suas realidades de igreja”, explica Novaes. Já os jovens da paróquia onde os peregrinos estão hospedados desenvolverão ações para integrar os visitantes a nossa realidade.