CÁRITAS OFERECE CURSO DE MEDICINA NATURAL

20 Jun 2013
0

 

 Existe em todo o mundo um grande número de plantas, utilizadas na medicina popular dos diversos povos. Entretanto, a planta "in natura" ou pré-processada, consumida sem recomendação médica tem seus riscos. Sem conhecimento técnico, é grande a dificuldade em definir a identidade das espécies e a dose certa.

Para sanar estas dúvidas, a Cáritas Diocesana de Apucarana, em conjunto com o Instituto Biointegral de Curitiba, realiza um curso de extensão sobre plantas medicinais – Identificação, Cultivo e Uso. O curso é destinado a produtores rurais, técnicos, terapeutas e pessoas que possuam o interesse por plantas medicinais. Em quatro finais de semana, os participantes tomarão conhecimento – teórico e prático – sobre etnobotânica, metabólicos secundários, cultivo orgânico, manipulação e uso terapêutico das plantas medicinais.

Danilo Stocco, assistente social da Cáritas Diocesana de Apucarana, explica que o curso será ministrado por professores especialistas em medicina popular, através das plantas. “Nos quatro encontros, os participantes irão identificar as plantas e suas propriedades terapêuticas, bem como a aplicação correta para evitar intoxicação, cultivo, colheita e secagem”, diz ele.

O curso, complementa Stocco, servirá para que os agricultores, principalmente da agricultura familiar, possam se interessar pelo plantio e cultivo de plantas medicinais. “Muitas empresas do ramo fitoterápico têm dificuldades em encontrar fornecedores de matéria prima para desenvolver seus produtos, daí o interesse da Cáritas em oferecer condições para que os agricultores agreguem renda a suas propriedades”, justifica Danilo Stocco.

O assistente social acrescenta que o curso terá carga horária de 100 horas e custará R$ 350, incluindo material didático, alimentação, sementes e mudas. As aulas acontecem em quatro finais de semana: 22 e 23 de junho; 13 e 14 de julho; 09 e 10 de agosto; e 14 e 15 de setembro. O evento acontecerá no Centro de Espiritualidade Josefino, na Rua Artur Bernardes, anexo ao Santuário São José.

 

SERVIÇO: Informações e Inscrições

Caritasdiocesana25@hotmail.com

Telefones: (43) 3423-5644 – (43) 3033-6732


Comentários