ENTIDADES RECEBEM RECURSOS DA CÁRITAS DIOCESANA

11 Jul 2013

Mais de R$ 46mil foram distribuídos hoje (11/07) pela Cáritas Diocesana de Apucarana para sete entidades e uma empresa familiar rural. Os recursos foram arrecadados durante coletas realizadas no decorrer da Campanha da Fraternidade nas paróquias da Diocese de Apucarana. Durante o evento, o bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, conclamou empresas e cidadãos em geral a fazerem doações ao Fundo Diocesano de Solidariedade, “para que a Igreja possa atuar dentro de sua dimensão social e assim agir em defesa da vida e da dignidade humana”.

Na exposição feita aos presentes, a coordenadora diocesana da Cáritas, Irmã Cecília Zanett informou que neste ano foram solicitados recursos da ordem de R$ 120 mil apenas para o primeiro semestre, com uma arrecadação pouco superior a R$ 88 mil. “Este montante arrecadado será distribuído ao longo do ano, contemplando outros projetos em análise pelo Conselho Deliberativo da Cáritas Diocesana de Apucarana”, completou a religiosa. Ela acrescentou que esta distribuição de recursos ocorre todos os anos, contemplando entidades prestadoras de serviços voltados a projetos de grande alcance social.

O bispo de Apucarana, dom Celso Antônio Marchiori, lembrou que a Cáritas presta importante serviço social, completando a dimensão comunitário-participativa da igreja. “Ela vem de encontro a proposta do Documento 104 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que defende uma visão mais abrangente na vida da igreja, especialmente no plano social”, afirmou o bispo.

Marchiori deixa claro que o trabalho desenvolvido pela Cáritas no Brasil – e não apenas na Diocese de Apucarana – tem um grande abrangência social e merece uma maior participação da sociedade, notadamente quanto a destinação de recursos ao Fundo de Solidariedade. “Quero conclamar os empresários e pessoas em geral para que contribuam com o Fundo e com certeza verão resultados positivos nas ações desenvolvidas pela Igreja do Brasil, pois ela atua em defesa da vida e da dignidade humana”, salienta o bispo.

FUNDO – Dois projetos – Horticultura, de Astorga e Produção Familiar de Doces, de Arapongas – foram contemplados com recursos do Fundo Rotativo. Pela proposta, os dois beneficiados deverão restituir os valores recebidos, corrigidos monetariamente, num prazo de 24 meses, após um ano de carência.

PROJETOS CONTEMPLADOS

- Associação Dorcelina Folador – Arapongas