DIOCESE RECEBE MEXICANOS NA SEMANA MISSIONÁRIA

11 Jul 2013

A programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) define a realização da Semana Missionária em todas as dioceses do Brasil, no período de 14 a 20 deste mês. É a oportunidade dos jovens, vindos de todas as partes do mundo de conhecer a realidade da igreja no Brasil e os costumes dos católicos brasileiros. A Diocese de Apucarana e seus decanatos recebem neste período um grupo de 18 jovens mexicanos, que ficarão hospedados em residências de outros jovens que participarão da JMJ.

O Setor de Juventude da Diocese, coordenado pelo padre Amauri Aparecido Ruiz, esteve mobilizado nos dias que antecederam a Semana Missionária para preparar a recepção aos peregrinos. Vários detalhes foram pensados e executados, como a elaboração de uma cartilha com vocabulário para facilitar a conversação entre brasileiros e mexicanos. “Foi a forma encontrada para permitir a integração dos peregrinos com a juventude da diocese”, explica Adilson Novaes, vice coordenador  do setor.

Conforme a programação do Setor de Juventude, os jovens mexicanos serão recepcionados na Catedral Nossa Senhora de Lourdes no dia 14, quando tomarão contato com as famílias que os abrigarão em Apucarana, Califórnia e o Distrito do Pirapó. No dia 16, abrindo a Semana Missionária, acontece uma missa, às 19h00, na Paróquia Cristo Profeta, celebrada por Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano.

Após esta missa, acrescenta Novaes, os jovens visitantes serão entregues para famílias dos decanatos Norte, Sul, Centro Norte e Apucarana. “Até o dia 19, os mexicanos estarão conhecendo as paróquias de outras cidades da diocese e participando de pequenas reuniões para a troca de experiências com nossos jovens e suas famílias”, completa o vice coordenador. No dia 20, às 19h00, será celebrada a missa de despedida, na Paróquia Cristo Sacerdote e no dia 21, às 7h00, os mexicanos deixam Apucarana, seguindo para o Rio de Janeiro.