PASTORAL DA CRIANÇA DEFINE MÉTODO PARA COMBATER OBESIDADE

16 Jul 2013

Líderes da Pastoral da Criança, que atuam na Diocese de Apucarana, tomaram conhecimento do novo método de medição e pesagem de crianças, com vistas a combater a desnutrição e obesidade infantil. Com base nos resultados de uma pesquisa realizada pela pastoral, a partir de agora está sendo aplicada a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) para definir o desenvolvimento físico da criança.

No final de semana (13 e 14/07), cerca de 20 líderes estiveram reunidos em Apucarana para conhecer a nova metodologia que está sendo aplicada em todo o Brasil. A nutricionista Márcia Moscatelli de Almeida, da coordenação nacional da Pastoral da Criança, apresentou o método de avaliação e como cada líder deverá agir para acompanhar o desenvolvimento.

De acordo com a nutricionista, desde 2012 a Pastoral da Criança vem realizando a vigilância nutricional através do Índice de Massa Corpórea (IMC). Ela lembra que a realidade de hoje é o sobrepeso e a obesidade, situações estas relacionadas ao consumo de alimentos de alto teor calórico, combinado com a falta de atividade física. “Esta não é uma realidade apenas das grandes cidades, mas também nas pequenas localidades”, explica Márcia Moscatelli.

Segundo ela, pesquisas realizadas no País indicam que a melhor condição financeira das famílias de baixa renda facilita o acesso a estes tipos de alimentos, contribuindo para o excesso de peso. Além disso, um por cento das crianças atendidas pela Pastoral no quarto trimestre de 2012, apresentaram sobrepeso ou obesidade. “Para neutralizar a obesidade infantil, a Pastoral está implantando esta nova metodologia de acompanhamento nutricional das crianças atendidas pelo País”, diz a nutricionista.

IMC – O método para determinar o diagnóstico nutricional é o Índice de Massa Corporal, recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Ele apresenta resultado mais confiável, pois não utiliza apenas o peso para definir sobrepeso ou obesidade, mas também a altura da criança.

Os dados obtidos na verificação de peso e altura são levados ao computador, que indicará, através de programa específico, o IMC da criança. A nutricionista da Pastoral da Criança acrescenta que a partir do resultado, o líder irá mostrar aos pais como devem atuar para corrigir as deficiências ou readequar a alimentação.

Pelo que ficou delineado no encontro realizado em Apucarana, com líderes de diversas paróquias da diocese, a Celebração da Vida será realizada a cada três meses. “Esta atividade é um grande momento, onde os líderes têm contato direto com as crianças e seus pais. A partir dela, os pais retornam para suas casas sabendo como deverão se portar a partir do diagnostico”, salienta a nutricionista.

DIOCESE – A Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança, de Apucarana, informou que 5.315 famílias são atendidas nos seis decanatos, correspondendo a 5.882 crianças. Até junho, a Pastoral atendia ainda a 282 gestantes, com encaminhamento a médicos e orientações alimentares, para garantir uma gestação segura. O atendimento é prestado por 543 líderes voluntárias, que acompanham todos os meses o desenvolvimento das crianças.