“UNIDOS EM CRISTO” FAZ DISCÍPULOS HÁ VINTE E CINCO ANOS

29 Jul 2013

Nesta espaço, trago um testemunho de que “a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”, como disse o Santo Papa Francisco, Não falo aqui somente deste grupo do qual, contarei um pouquinho da história mas, de toda a igreja jovem.Falo para que os jovens possam acreditar cada dia mais na força que tem.

O Grupo de Oração Jovem "Unidos em Cristo", do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Arapongas, completou neste ano de 2013 vinte e cinco anos de existência. O mês de abril foi marcado com uma grande comemoração dos jovens atuantes, e o convite se estendeu a todos os que já fizeram parte do grupo. E não poderia ser diferente, a comemoração foi realizada com uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz da cidade onde tudo começou.

O INÍCIO - O Grupo de Oração teve início após um acidente que veio tirar a vida de um rapaz. Muito antes disto tudo acontecer, porém, alguns jovens tinham o sonho de formar um grupo de oração. No ano de 1988, um grupo de meninos ganhou uma competição em um clube da cidade, então resolveu comemorar a "tal" vitória fazendo um acampamento. Na viagem, infelizmente, alguns deles sofreram um acidente e por conta disso dois vieram a falecer - um no local e outro alguns dias depois. Grande comoção tomou conta de todos os amigos e a partir disso, quatro moças que compunham o grupo começaram a se reunir na Igreja, diante do Santíssimo, para buscar consolo e força. Através da fé o grupo foi crescendo e até hoje este aglomerado de pessoas é um lugar de muitas bençãos e curas através de orações.

Assim como disse o Papa Francisco, em seu primeiro discurso na Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro, realmente quando o jovem decide servir a Cristo, ele se lança sem medo. E assim aconteceu e acontece neste grupo. O exemplo de dedicação e amor a Cristo frutificou e outros grupos – de jovens e de casais - se formaram na cidade de Arapongas.

Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos”.(Papa Francisco).

DISCÍPULOS - O Grupo de Jovens Unidos em Cristo tem e levará para sempre em sua história o prazer de ter amigos que se converteram a Deus e hoje servem ao Senhor como sacerdote, nosso irmão em Cristo, Padre Antonio Marcos Damazio, atuando em Lavras; uma religiosa, irmã Paula Quessada, uma jornalista missionária na Canção Nova, Roselaine Ribeiro (no Rio de Janeiro, que neste ano completa 18 anos de missão). Isto sem contar os vários casais que se conheceram dentro do grupo e constituíram família, além de tantos outros discípulos, que não daria para somá-los nesta pauta.

E não poderia deixar de mencionar que assim como tantos outros jovens, grupos, comunidades, os integrantes do grupo de oração jovem Unidos em Cristo, fizeram parte desta linda missão, Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Foto: Maria Comar, Maria Célia Beffa Pinheiro, Padre Antônio Marcos, Sônia Vicari e Odete Porte