DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO É COMEMORADO NESTA QUINTA-FEIRA

31 Jul 2013
0

 

No dia 1 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data foi instituída em 1992, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a fim de lembrar os benefícios do aleitamento materno e de combater a desnutrição infantil. Além disso, a data ressalta a importância da doação de leite materno para os Bancos de Leite Humano, que proporcionam o aleitamento natural aos bebês que não podem ser alimentados por suas mães.

O Dia Mundial da Amamentação é seguido pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que em 2013 tem o slogan “tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, acompanhado do tema “aconselhamento”.

O leite materno é o alimento mais completo que pode ser ofertado ao recém-nascido. Ele contém ferro, cálcio, fósforo, entre outros nutrientes que contribuem para o crescimento saudável da criança. Por isso, deve ser oferecido com exclusividade até os seis meses de idade do bebê. Após esse período, complementos podem ser incluídos na dieta da criança, mas a amamentação pode e deve continuar até os dois anos de idade. Além de alimentar e nutrir, o leite materno imuniza o bebê contra doenças respiratórias, crônicas, diarreicas, cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoporose, entre vários outros problemas de saúde.

Ainda, as trocas afetivas entre mãe e filho durante o ato de amamentar também trazem benefícios ao desenvolvimento da criança.

A amamentação também é fundamental para uma boa recuperação da mulher no pós-parto.

Ela ajuda a reduzir o peso mais rapidamente, ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal, reduz o risco de câncer de mama, diabetes, hemorragia e anemia. Contudo, alguns problemas são comuns na amamentação e podem prejudicar o ato. São eles: fissuras ou rachaduras nos mamilos; leite “empedrado”; mastite e abscesso. Esses problemas normalmente são sanados com atitudes simples que podem ser adotadas no próprio ato de amamentar, mas caso venham acompanhados de dores e febre, a mãe deve procurar um médico para avaliação.

Bancos de leite – As mães que possuem uma produção de leite acima do normal são convidadas a doarem o leite materno que não for consumido pelo bebê. No Brasil, já foram doados mais de 80 mil litros de leite somente este ano, segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Em Apucarana, o Banco de Leite Humano do Hospital da Providência, que iniciou suas atividades em 2012, mantém atualmente toda a UTI Neonatal da unidade Materno Infantil com leite materno doado pelas mães de nosso município, além dos postos de coleta de Arapongas, Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul.

Doação – A doação de leite materno para os Bancos de Leite Humano é simples. Em Apucarana, basta se cadastrar e retirar no Hospital da Providência os frascos esterilizados, realizar a higienização das mamas apenas com água corrente, ordenhar a mama e colocar o leite no frasco esterilizado, devidamente etiquetado com os dados necessários. O leite deve ser imediatamente congelado, e assim deve permanecer por no máximo 10 dias a contar da data da primeira coleta, até que seja entregue ao banco de leite pela própria doadora, ou através do serviço de transporte “Bombeiro Amigo da Criança”.


Comentários