DEFINIDA CITAÇÃO DE SÃO JOSÉ NAS ORAÇÕES EUCARÍSTICAS

02 Ago 2013

O bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, publicou Nota de Pastoral onde define a citação de São José nas orações eucarísticas II, III e IV. A nota segue a determinação da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, através do decreto publicado no dia primeiro de maio deste ano.

DOM CELSO ANTÔNIO MARCHIORI

PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

BISPO DE APUCARANA - PR

NOTA PASTORAL

No último dia dezenove de junho, a Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos publicou um decreto do dia primeiro de maio deste ano incluindo a citação de São José nas Orações Eucarísticas II, III e IV.  A presença de São José é muito significativa na economia da salvação: pai de Jesus, chefe da Família do Senhor, valoroso testemunho de humildade, zeloso para com a Mãe de Deus. E foi declarado o padroeiro da Igreja por Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1870.

Assim, a partir do dia 19 de junho do presente ano o nome de São José passa a ser citado do seguinte modo nas Orações Eucarísticas:

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

« 3C Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. »

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

« 1C Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, N. (o santo do dia ou o padroeiro) e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença. »

ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV

« 3C E a todos nós, vossos filhos e filhas, concedei, ó Pai de bondade, que, com a Virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os Apóstolos e todos os Santos, possamos alcançar a herança eterna no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso. »

Apucarana, 16 de julho de 2013

+ Celso Antônio Marchiori